Edições Catavento mostram a história de Alagoas em quadrinhos
Por Sidney Gusman
Vem do Nordeste, mais especificamente de Alagoas, mais um excelente exemplo de como os quadrinhos podem ser utilizados para disseminar conhecimentos históricos entre a população.
A Edições Catavento acaba de lançar a edição O que é Maceió - A história em quadrinhos da capital de Alagoas (27,5 x 21,3 cm, 44 páginas em preto e branco, R$ 20,00), com roteiro dos historiadores Douglas Apratto Tenório e Leda Maria de Almeida e desenhos de Enio Lins.
A edição, prefaciada por Paulo Caruso, mescla uma HQ didática (o traço de Enio Lins, apesar de não ser "acadêmico", é muito chamativo) com textos que narram fatos importantes da história da cidade.
Com esta edição, a Catavento pretende atingir crianças, jovens e adultos. E a revista realmente tem tudo para, por exemplo, ser adotada como instrumento didático em escolas do estado. Sem dúvida, uma grande sacada.
Esta não é a primeira investida da editora nesse campo. Em 2001, foi lançada A História de Alagoas em Quadrinhos (21,5 x 16,3 cm, 36 páginas coloridas, R$ 11,00), também escrita por Douglas Apratto Tenório e Leda Maria de Almeida, mas com arte de Tiago Amaral. A principal diferença é que esta edição é mais voltada para o público infantil.
Além da HQ, a obra traz também uma cronologia das datas mais importantes para o estado de Alagoas, em toda sua história.
Duas ótimas iniciativas da Edições Catavento, que poderiam perfeitamente ser "copiadas" por editoras de outros estados. Os leitores agradeceriam.