Confins do Universo 160 - Sandman: desvendando o Sonho
OUÇA
Matérias

Entrega do 14º HQ Mix festeja os quadrinhos nacionais

14 agosto 2001

A premiação dos melhores de 2001 ocorreu no Theatro São Pedro, no dia 11 de dezembro, e foi comandada, mais uma vez, por Serginho Groisman. O troféu desta edição foi "estrelado" pelo Capitão de Os Piratas do Tietê, de Laerte

Por Samir Naliato

14º Troféu HQ MixNo último dia 11 de dezembro foi realizado no Theatro São Pedro, em São Paulo, a entrega do 14º Troféu HQ Mix, a maior premiação do gênero no Brasil, referente aos melhores de 2001.

A apresentação foi mais uma vez de Serginho Groisman, que cumpre o papel de mestre de cerimônias desde a estréia do prêmio, em 1988. Além de chamar os vencedores, leu as homenagens preparadas para Gedeone Malagola e Flavio Colin, escolhidos respectivamente nas categorias Grande Mestre e Homenagem Especial.

Serginho relembrou ainda da criação do evento, que aconteceu quando procurou Jal e Gual para produzirem uma coluna sobre quadrinhos para seu programa TV Mix, na TV Gazeta. Daí o nome do prêmio, perpetuado até hoje.

A equipe do curta metragem do Gralha recebe seu prêmioLogo na abertura, José Alberto Lovetro e Gualberto Costa, mais conhecidos como Jal e Gual, os dois "pilares" que sustentam o prêmio há tantos anos, explicaram, com bom humor, o atraso da premiação, e prometeram regularizar a votação e realizar a entrega no primeiro semestre de 2003.

Entre as atrações da festa, destaque para a exibição do curta metragem O Gralha, a apresentação da dupla de comediantes Comida dos Astros e o sorteio de 20 cópias de Pindorama - A outra História do Brasil, vencedora da categoria melhor minissérie nacional.

O Capitão, dos Piratas do Tietê, de LaerteMas a maior novidade ficou para o anúncio de que, a partir de 2003, o HQ Mix passa a fazer parte da lista de eventos do Museu de Artes Gráficas do Brasil, e deve voltar a ser realizado no Sesc Pompéia.

A bela estatueta deste ano foi inspirada no personagem Capitão, dos Piratas do Tiete, criação do cartunista Laerte, e foi esculpida por Olintho e Anália Tahara.

Laerte, aliás, anunciou, ao subir ao palco, que em 2003 voltará a ter uma revista mensal pela Devir. Sem dúvida, uma ótima notícia.

A cerimônia deste ano reuniu um timaço dos quadrinhos nacionais. Subiram ao palco Angeli, Laerte, Lourenço Mutarelli, André Diniz, Wellington Srbek, Laílson de Holanda Cavalcanti, Fernando Gonsales, Lelis e muitos outros.

As editoras mais premiadas foram a Devir, a Opera Graphica, a Via Lettera e a Conrad Editora, que ganhou a estatueta de editora do ano.

Confira a lista completa dos vencedores, e veja nossa galeria de fotos com os momentos marcantes da premiação deste ano.

Um bom público compareceu à entrega, o que, mais uma vez, comprova a importância do HQ Mix para o mercado nacional. Wagner Augusto, do CLUQ - Clube dos Quadrinhos, que recebeu os prêmios por Giancarlo Berardi e Ivo Milazzo (melhores roteirista e desenhista, respectivamente, por Ken Parker) ressaltou ainda a relevância que os autores dão ao troféu na Itália.

Agora, com 2002 chegando ao fim, já é hora de começar a pensar nos próximos premiados. Então, encontro marcado para 2003!

Equipe do Universo HQ recebe o Troféu HQ Mix

Samir Naliato cumpriu uma verdadeira maratona de ônibus para chegar do Rio de Janeiro e voltar a tempo de trabalhar no dia seguinte. Mas ele garante ter valido a pena, pois levou na bagagem uma estatueta e uns 20 quilos de quadrinhos

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA