Fábrica de Quadrinhos abre inscrições para Sexta Básica
Sexta Básica é o nome dado pela Fábrica de Quadrinhos (Av. Nove de Julho, 3265. Tel.: 0XX-11-3884.8867) à programação de oficinas gratuitas sobre diversos tópicos de desenho, ilustração e histórias em quadrinhos, ministradas sempre às sextas-feiras por professores deste estúdio-escola, que acumula em seu currículo trabalhos feitos para grandes editoras norte-americanas, como Marvel (X-Men) e DC Comics (Liga da Justiça).
No dia 24 de agosto, das 19 às 22h, Octávio Cariello dá noções sobre Teoria Cromática para 23 interessados com idade igual ou superior a 12 anos. Para participar, basta levar papel, tinta colorida e lápis.
No dia 31 de agosto, também das 19 às 22h, será a vez de Rogério Vilela ensinar como fazer Tirinhas de Humor. Material necessário: papel e lápis. Faixa etária: a partir dos 12 anos.
Importante: novas turmas podem ser formadas de acordo com a demanda.
A Fábrica de Quadrinhos foi fundada em 1998. Este núcleo de produção, promoção e divulgação das artes gráficas é dirigido por profissionais com larga experiência nos mercados americano e brasileiro de artes seqüenciais. Além de desenvolver trabalhos para agências de publicidade (storyboards e ilustrações) e televisão, ministra cursos de desenho, quadrinhos, ilustração, fotografia e computação gráfica em sua sede para aspirantes a profissionais das HQs e de outras especialidades das artes gráficas.
Octavio Cariello trabalha com quadrinhos desde 1986. Ganhou o prêmio de melhor desenhista brasileiro do HQ Mix 1992. Também é designer e criador de fontes de letras. Pintou 300 páginas de quadrinhos para a série The Queen of the Damned (Innovation) e ilustrou títulos de HQ como Lovecraft (Malibu e Caliber Press), Bloodchilde (Millenium), Deathstroke e Black Lighting (DC Comics) e Wolverine (Marvel). Trabalhou recentemente com o humorista Felipe Xavier, ilustrando a versão para quadrinhos do Homem Cueca, para a Revista Jovem Pan.
Rogério Vilela foi homenageado com o Hors Concours no Salão de Jundiaí, Prêmio Abril de Jornalismo, pela HQ Paradoxo, e primeiro prêmio da I Bienal Internacional de Quadrinhos do Rio de Janeiro, entre outros. Suas ilustrações já foram vistas nas páginas de Veja, Playboy, Placar, SuperInteressante e Malhação. Já colaborou com a Marvel e emprestou seu talento para capas de livros de RPG e card games, como Magic, the Gathering.