Confins do Universo 218 - O infernal Hellboy
OUÇA
[adrotate group="9"]
Matérias

Fábrica de Quadrinhos é tema de exposição no MIS

1 dezembro 2001

Fábrica de QuadrinhosA Fábrica de Quadrinhos, estúdio-escola de arte seqüencial, ilustração e computação gráfica, comemora em grande estilo seus quatro anos de existência. Entre 10 de julho e 5 de agosto, será tema da exposição Operários da Arte, no Museu de Imagem e do Som - MIS (Av. Europa, 158 - tels.: 0XX-11-3062-9197 e 3085-1498), em São Paulo, que poderá ser visitada das 10 às 17h. A entrada é franca.

As atividades têm início no dia 10 de julho, às 19h30min, com a apresentação do novo site da Fábrica, no auditório. Em seguida, haverá uma apresentação da banda de Suzana Alves, Tiazinha e Os Cavaleiros Mascarados. Depois, os sócios do estúdio-escola, Marcelo Campos, Octávio Cariello, Rogério Vilela, Eduardo Schaal e diversos artistas abrem oficialmente a exposição, com desenhos ao vivo.

Ilustração para a revista Metal PesadoOperários das Artes ocupará todo o térreo do MIS e inclui trabalhos de Cariello, Campos e Vilela para grandes editoras de quadrinhos norte-americanas (como Marvel e DC Comics), personagens e histórias próprias, ilustrações publicitárias e animações como o videoclipe para a música Os Cegos do Castelo, dos Titãs, em 1997.

Paralelamente, haverá palestras, oficinas, mesas-redondas, grafites e desenhos ao vivo, além da exibição de um ensaio fotográfico com Suzana Alves, a Tiazinha. As livrarias Devir e Manias manterão lojas no local, onde também funcionará uma gibiteca da própria Fábrica.

Alunos da Fábrica de Quadrinhos também participarão com exposição de trabalhos publicados no fanzine Defeito de Fábrica. Durante a mostra, eles "caçarão" novos talentos que terão suas histórias editadas neste gibi.

Além do evento, uma série de workshops será oferecida na sede do estúdio-escola e freqüentadores da exposição do MIS têm direito a descontos nestes cursos rápidos.

Arte produzida pelos profissionais da da Fábrica de Quadrinhos"Digibi" - O novo site da Fábrica de Quadrinhos será muito mais do que uma página institucional. "É um portal de entretenimento", explica Vilela. O endereço conterá todos os trabalhos publicados pelos sócios, novas histórias e personagens, além de material inédito de colaboradores e de alunos da escola e notícias do mundo dos quadrinhos, música e cinema.

Aproveitando os recursos do software Flash, o site explora, em determinados momentos, um novo conceito de linguagem batizado pela FQ de "Digibi". "Não se trata de quadrinhos tradicionais, pois em determinados momentos o leitor terá, passivamente, de esperar que uma animação seja executada para continuar a leitura, mas também não é uma animação convencional", teoriza Vilela.

O portal será dividido em várias seções, nas quais haverá lugar para diferentes faixas etárias, que variam do infantil ao jovem adulto, e diferentes estilos de trabalho, incluindo um espaço para humor politicamente incorreto, intitulado Mundo Canibal.

[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA