Grandes editoras escapam de catástrofe em Nova York
Uma gigantesca catástrofe se abateu sobre os Estados Unidos nesta terça-feira. Diversos aviões de passageiros foram seqüestrados por terroristas e lançados contra alvos civis e militares. Dois destes aviões se chocaram contra ambos os prédios do World Trade Center, em Nova York. O impacto acabou derrubando as torres, soterrando milhares de pessoas. Um outro avião foi jogado sobre o pentágono, e a quarta aeronave acabou caindo sobre uma área pouco povoada perto de Pittsburgh.
Este ataque descabido ceifou um número alto e ainda desconhecido de vidas, incluindo brasileiros, pois pelo menos dez companhias nacionais tinham escritórios no World Trade Center.
A cidade de Nova York abriga os escritórios das duas maiores editoras de quadrinhos dos EUA, a Marvel e a DC.
Sites americanos especializados em quadrinhos divulgaram esta noite um comunicado de Bill Rosemann, da Marvel Comics, sobre a situação dos funcionários da editora situada em Manhattan.
Segundo Rosemann, que fez questão de explicar que não fala oficialmente, toda a equipe editorial da Marvel está bem. Os escritórios da editora ficam alguns quilômetros ao norte do World Trade Center.
Rosemann também disse que a situação é de choque e perplexidade. Alguns funcionários da Marvel saíram para doar sangue (já existe uma terrível carência de sangue em vista do volume de feridos) e outros procuraram saber sobre a situação de familiares e amigos que possam estar envolvidos no trágico evento.
A equipe do site Newsarama chegou a telefonar para o escritório da DC Comics, e falou com o pessoal de lá, que também passa bem. A DC está localizada ainda mais distante que a Marvel em relação ao World Trade Center.
O mais famoso cartão postal da cidade deixou de existir. Em maio de 2002, quando estrear o filme do Homem-Aranha, muitas pessoas irão ver com nostalgia e tristeza uma seqüência (que já pode ser vista no trailer do filme) onde o personagem prende um helicóptero numa teia gigante entre as duas torres, hoje destruídas, do World Trade Center.
Hoje, e nos próximos dias, os heróis não serão personagens como o Homem-Aranha, a Liga da Justiça, os Vingadores ou o Justiceiro; todos os voluntários, bombeiros, policiais e pessoas envolvidas neste esforço monumental para salvar vidas.
Fica aqui registrada a indignação da equipe do Universo HQ contra este ato de barbárie, descabido e indefensável.