Graphic Novel mostra a Primeira Guerra Mundial
Em março, a editora AiT/Planet Lar lançará uma graphic novel de 128 páginas intitulada White Death, de Rob Morrison e Charlie Adlard. Trata-se de uma história sobre a Primeira Guerra Mundial, publicada originalmente em 1998, pela Les Cartoonists Dangeraux (LCD), uma cooperativa européia de criadores e artistas de quadrinhos.
A LCD fechou em 1999 e, por isso, este acabou sendo um de seus últimos projetos. "White Death era, inicialmente, uma idéia minha para que eu pudesse fazer algo para mim mesmo", disse Charlie Adlard. "Provavelmente foi o período em que estava mais desiludido com a indústria de quadrinhos, e sentia que precisava sair fora daquele esquema de trabalhar sob contrato para alguém e fazer algo bem diferente".
"Tive a idéia de usar a técnica que estava praticando na época em algo situado na Primeira Guerra Mundial, mas era tudo muito nebuloso ainda", explicou Adlard. "Como não tinha confiança em escrever a história, entrei em contato com Robbie Morrison. Nós dois já havíamos trabalhado juntos antes e nos tornamos amigos. Eu respeito seu talento, e sabia que podíamos fazer isso. Ele teve a atitude certa em fazer algo assim e, querendo expandir sua área de trabalho, acabou fazendo de graça!".
A trama é baseada em um fato histórico, e mostra aquele período, seus conturbados bastidores, as terríveis experiências dos combatentes e a amizade que surgiu entre eles ao dividirem tudo o que acontecia.