Groo: A Ira de Pipil Khan, pela Pandora Books
Por Marcelo Naranjo, sobre o press release
A Pandora Books lançou, há algumas semanas, a minissérie Groo: A Ira de Pipil Khan (duas edições, formato 15 x 23 cm, 48 páginas, R$ 5,50). A criação máxima do humorista Sergio Aragonés está de volta numa história que brinca com a idéia de que o jornalismo influencia as pessoas, e pode fazê-las acreditar nas histórias mais absurdas.
A revista traz um problema na capa, na qual parece ter faltado o filme do amarelo, deixando uma coloração bastante estranha (a ilustração ao lado não apresenta este problema).
Que Groo é o ser mais inepto, burro e incompetente do mundo, não há a menor dúvida. Mas, para alguns tiranos, como o agonizante Pipil Khan, ele pode ser também a criatura mais vil, monstruosa e implacável do universo!
Soberano de um grande império e ambicioso até o último fio de cabelo, Pipil Khan já viu seus planos de conquista e dominação global irem por água abaixo seguidas vezes, graças à interferência da criatura chamada Groo.
Ele próprio nunca viu o tal "monstro" mas, segundo a descrição dos poucos que conseguiram escapar ilesos após um confronto com a "fera", Groo é um leviatã de dez metros de altura, três cabeças, dentes afiados de um metro de comprimento e seis braços poderosos, cada um carregando uma espada. Não é à toa, que Pipil Khan odeia Groo com todas as suas forças, ainda mais agora que está moribundo e à beira da morte.
E por uma daquelas "coincidências", Groo acaba de chegar ao reino de Pipil Khan, acompanhado de seu fiel cão Rufferto.
E, quando as notícias da sua aproximação chegam ao reino, o tirano resolve realizar um concurso entre seus três filhos: aquele que lhe trouxer as três cabeças de Groo será escolhido como herdeiro do trono.
O mais velho, Etrufio, decide combater Groo com o poder de um exército de guerreiros ferozes. O do meio, Ogamio, diz que vencerá com sua magia. E o "caçula", Remela, opta por usar uma arma muito mais perigosa, que pode destruir nações inteiras e levar um homem a mais completa e humilhante derrota... o poder do jornalismo!
Inventando histórias para serem divulgadas nos "panfletos informativos" que acabam de surgir no reino, Remela começa a manipular seu pai, seus irmãos, a opinião pública e, até mesmo, o próprio Groo. Afinal, como todos sabem, "se está impresso, deve ser verdade".