Guerra abala o Universo DC no meio do ano
Na estréia do novo Universo HQ, foi ao ar uma matéria sobre os planos dos escritores e editores para o Super-Homem, neste ano de 2001. Neste mesmo artigo, você ficou sabendo da saga Our World at War (Nossos Mundos em Guerra) e como ela vai interferir na vida do Homem de Aço. Agora, a DC Comics divulgou mais detalhes desse arco de histórias, que promete ser um dos maiores da editora, desde Crise nas Infinitas Terras.
O mais novo desafio para os heróis vai durar 3 longos meses - entre junho e agosto -, abrangendo todas as quatro revistas mensais do Super-Homem (Superman, Adventures of Superman, Superman: The Man of Steel e Action Comics), um número da série Secret Files e dez edições especiais de 48 páginas. Isso tudo sem falar nas eventuais participações de outras revistas mensais da editora na saga.
"Como todas as histórias dessa magnitude, só poderia ter surgido numa reunião para traçar os planos do Super-Homem", disse o escritor Jeph Loeb, principal encarregado da saga. "Nós queríamos explorar algo que não tem sido feito há muito tempo, uma história do tipo Crise, com aquelas proporções que não afetariam apenas os títulos do Homem de Aço, mas também todas as revistas do Universo DC que tiverem interesse em participar. Essa é uma das vantagens em se ter um editor como Eddie Berganza. Seu conceito sobre um mega evento interligando outros títulos é que aquelas que quiserem, serão bem-vindos. Os que não quiserem, não precisam participar", explicou. E Loeb avisa. "Mas, falando a verdade, os efeitos dessa história serão sentidos por muito tempo, de uma maneira ou de outra, na DC".
Segundo ele, tudo começou com uma discussão sobre Pearl Harbor, a cidade americana que foi bombardeada por aviões japoneses, provocando a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Faz 60 anos que o ataque aconteceu. "Havia muitas facções. A Alemanha Nazista, a guerra na Europa, Churchill, Stalin, Hitler, o Imperador Japonês... milhões de vidas em jogo. Países mudando de lado durante o conflito, cidades inteiras destruídas... bomba atômica, grandes vilões, grandes heróis, grandes histórias", comenta.
O escritor quer pegar todos esses elementos e colocar numa realidade onde existam super-heróis. "Essas histórias estão sempre no limiar de mudar a cara do planeta. Mas o que acontecerá se essas modificações realmente acontecerem?", interroga. "Morte, drama, sacrifício e desafios que poderão ou não mudar a existência. Isso tudo tem sido sugerido no último ano de histórias do Super-Homem", conta.
O causador do evento será Imperiex, o vilão que estreou aqui no Brasil em Superman #1 (agosto de 2000 - Editora Abril). Jeph Loeb disse que, apesar de se saber pouco sobre ele, muito será desvendado durante esses três meses. A origem de Lord Imperiex será contada na edição Secret Files, escrita pelo próprio Loeb, juntamente com Marv Wolfman, Joe Kelly, D. Curtis Johnson e
J.H. Williams III.
O evento será dividida em três partes. A primeira, em junho, se chamará Prelude to War; a segunda, no mês seguinte, terá o nome de All Out War; e a conclusão, em agosto, Casualties of War. Uma vantagem é que cada revista mostrará uma parte importante da guerra, não estando necessariamente interligadas, uma começando a partir do final da anterior. A saga também servirá para a estréia do novo Esquadrão Suicida.
Em junho, as revistas Supergirl, Superboy e Wonder Woman (Mulher-Maravilha), além de três dos dez especiais (Green Lantern: Our Worlds At War #1, por Judd Winick; Batman: Our Worlds At War #1, por Ed Brubaker; e Young Justice: Our Worlds At War #1, por Dan Abnett e Andy Lanning), farão parte da trama.
As outras sete edições especiais serão com a Liga da Justiça (argumentos de Loeb e desenhos de Ron Garney, em seu primeiro trabalho para a DC), SJA, Asa Noturna, Mulher-Maravilha, Flash, Arlequina e Worlds Finest: Our Worlds at War. Todas elas terão capas com desenhos de Jae Lee (Inhumans, Sentry), também em seu primeiro trabalho para a editora.
"O legal desses especiais, é que a maioria dos escritores por trás dos títulos mensais estarão escrevendo-os", disse o editor Eddie Berganza. "Assim, se você gosta de um determinado personagem e só quer comprar a sua edição, estará adquirindo uma importante história, além da guerra", enfatizou.
Ele também deixa perguntas no ar. "Tudo é um grande epílogo do que Joe Jelly começou em Action Comics #775. Será que os ideais do Super-Homem podem resistir à brutalidade de uma guerra?".
Já Loeb conta como isso afetará o Homem de Aço. "Ele será testado de uma maneira que nunca sonhou. Suas escolhas vão afetar milhões de vidas, e certamente também aquelas pelas quais ele tem carinho", assegura. "Tudo o que fizemos desde que assumimos suas histórias, em outubro de 1999, virá à tona nesses três meses. Se você tem nos acompanhado, sabe o que isso quer dizer. Senão, este é um bom momento para começar, porque pode pensar que conhece o Super-Homem, mas não conhece. É o momento ideal para se tornar um fã do herói kryptoniano", finalizou.
Apocalypse, o monstro que matou o herói, e Darkseid também devem aparecer na trama, que promete abalar os alicerces do Universo DC.
Samir Naliato é fã confesso dos super-heróis da DC Comics. Ele está tão ansioso para saber o que vai rolar nessa saga, que foi visto tentando estabelecer contato com sua "versão mais velha", que vive numa Terra Paralela...