Hellboy abandona o Departamento de Pesquisa e Defesa Paranormal
A ótima mini-série Hellboy: Conqueror Worm (cujo título foi extraído do poema de Edgar Alan Poe, Ligeia) chegou ao fim. A história une diversas pontas soltas das séries anteriores do personagem. Segundo seu criador, Mike Mignola, está foi a última aventura de Hellboy contra seus tradicionais inimigos, os nazistas.
Além disso, ao final da saga, Hellboy decide abandonar o Departamento de Pesquisa e Defesa Paranormal e partir em busca de outras aventuras.
A série deve ser encadernada pela Dark Horse em fevereiro de 2002, contando com uma introdução do cineasta Guillermo Del Toro (de Mutação), que está sendo considerado o principal nome para dirigir o filme do personagem, apesar do anúncio feito anteriormente, por Mike Richardson, sobre um novo diretor.
Eles trabalharam juntos recentemente, em Blade 2: Bloodhunt, quando Mignola concebeu o conceito visual do filme, dirigido por Del Toro.
O encadernado também deve incluir um epílogo inédito, de 9 páginas, que deverá ter um curioso diálogo entre Rasputin e Hecate, que já pode ser lido online pelos mais afoitos.
Segundo o editor Scott Allie, estão prometidas duas pequenas correções para o encadernado. No trecho do poema Ligeia, publicado na página 2 da primeira edição, o letrista deu uma bobeada e alterou a palavra "horror" para "honor" (honra) na frase "and horror the soul of the plot".
O segundo equívoco ocorreu no nome de macaco Kriegaffe (algo como Macaco de Guerra), onde o correto seria Kriegsaffe. Nada que comprometa a série, mas é bom saber que os editores estão preocupados em manter o alto padrão de qualidade do produto.
No Brasil, o personagem foi publicado recentemente em O Gigante Infernal e Os Lobos de Santo Augusto, da Mythos Editora, e no crossover Hellboy/Savage Dragon: Reunião Infernal, da Pandora Books).
A Mythos, que publica as histórias principais de Hellboy, deve lançar, em breve, a mini-série Batman, Hellboy e Starman.
Mas as novidades de Hellboy não acabam por aí. Dia 5 de dezembro deve chegar às livrarias americanas o terceiro livro do personagem, Hellboy: Bones of Giants, escrito por Christopher Golden e ilustrado por Mike Mignola (os livros anteriores são: Hellboy the Lost Army e Hellboy Odd Jobs).
Também está sendo desenvolvida uma mini-série com os personagens do Bureau de Pesquisa Paranormal (exceto Hellboy). Esta obra, ainda sem título, terá argumento de Christopher Golden, Tom Sniegoski e Mike Mignola; roteiro de Christopher Golden e Tom Sniegoski; arte de Ryan Sook, cores de Dave Stewart e capas de Mike Mignola.
Enquanto tudo isto acontece, Mike Mignola não está parado. Ele está trabalhando num projeto novo, cujo nome ainda não foi anunciado, para a Crazyfish Press, de Scott Morse. Depois disso, trabalhará num novo personagem e num novo mundo, um trabalho do qual ele já vem falando há muito tempo.