História sobre Taleban e Afeganistão tem lançamento confirmado
Com os atentados terroristas do dia 11 de setembro, e as investigações apontando Osama Bin Laden - refugiado no Afeganistão - como principal suspeito, vários filmes, músicas e revistas em quadrinhos (entre outras coisas) tiveram seu lançamento adiado. Mas uma publicação foi confirmada para chegar às lojas americanas na data programada.
Trata-se da série Queen and Country, de Greg Rucka, publicada pela Oni Press. A quinta edição, programada para novembro, começa um arco de histórias em três partes que aborda o Taleban, no Afeganistão.
"Eu almocei com James Lucas Jones (editor da Oni Press) e Jaime Rich (editor-chefe) semana passada, e conversamos sobre isso desde que tudo aconteceu. A revista vai sair, mas vamos tomar cuidado com a seção de cartas da edição", explicou o autor. "Vou fazer um texto explicando a data em que a história foi escrita, e o porquê dela ter sido feita. Eu terminei todo o arco de histórias no começo do mês, portanto, ela já está fechada antes do atentado. É uma boa história. Tem a ver com tudo que tem sido visto, mas não está diretamente relacionada. É sobre assuntos diferentes que estão sendo negligenciados pela mídia hoje em dia".
"Existem duas coisas que ainda não foram muito mencionados desde que todas as atenções se focalizaram no Afeganistão. A primeira é, por falta de uma frase melhor, que metade da população é escravizada. Às mulheres do Afeganistão são negados atendimento médico, educação e a liberdade de ir e vir. Tudo um disfarce da lei islâmica. A segunda é que o governo americano mandou 43 milhões de dólares ao Taleban em maio. A trama se passa em Kabul, e gira em torno de Tara (a personagem) não poder ir até lá porque é mulher".