HQ ilustra Lei de Responsabilidade Fiscal de Pernambuco
Mais uma prova de como as histórias em quadrinhos podem servir como um valioso instrumento didático, vem do Nordeste, onde foi lançado, no semestre passado, um gibi sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal, idealizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco.
Elaborada pelos auditores Carlos Maurício Cabral Figueiredo e Marcos Antônio Rios da Nóbrega, com projeto gráfico de Clinton Vasconcelos, a revista, intitulada Tudo às Claras, busca, de forma bem simples, levar à população em geral temas que dizem respeito à aplicação dos recursos públicos, fiscalização e prestação de contas.
Os personagens revelam as principais dúvidas e questionamentos do cidadão comum, encontrando respostas técnicas, de maneira didática. Segundo os idealizadores do projeto, cada leitor da revista poderá tornar-se um instrutor para sua repartição, associação, sindicato ou comunidade.
Na revista, há um texto onde destaca-se o seguinte trecho: "A Lei de Responsabilidade Fiscal representa um marco na condução da coisa pública, incentivando o chamado controle social. Acreditamos que a transparência exigida pela LRF constitui-se em requisito essencial para eficácia deste controle. Não basta divulgar informações, é necessário torná-las compreensíveis para a sociedade."
Os autores vão ainda mais longe, dizendo que "a revista Tudo às Claras tem o objetivo de incentivar a participação popular na fiscalização dos seus gestores, de forma que o exercício pleno da cidadania sirva de alicerce para construção do novo modelo de gestão dos recursos públicos."