Invasão de heróis pela Pandora Books
"Em grande parte, o mix também foi escolhido graças ao contato com os leitores", continua Maurício Muniz. "Sempre chegavam e-mails falando 'Ei, lancem Deadpool!' ou 'Vocês não poderiam pegar a Garota-Aranha?' ou 'Que tal a Geração X?'. Nas conversas e chats era a mesma coisa. Daí, foi só entrar em contato com a Marvel, saber quais personagens e títulos estavam disponíveis, bolar o perfil da revista e escolher o nome".
E esse contato com a Marvel acabou sendo bem-sucedido. "Eles gostaram muito da idéia de uma revista mix, nos moldes do antigo formatinho. Fizemos o planejamento de um ano, mostrando que histórias entrariam em cada edição da revista, e eles aprovaram o planejamento e nos deram suas 'bençãos'", brinca Maurício.
Além disso, o Almanaque Marvel ainda apresentará regularmente aventuras de outros heróis. "Outros materiais, como histórias inéditas de O que aconteceria se..., do Nova e do Justiceiro (como o encontro dele com a Painkiller Jane, escrito pelo Garth Ennis para o selo Marvel Knights, que deve sair no segundo número) foram escolhidas pela qualidade", revelou o editor.
Ele explica que a Pandora planeja lançar também as histórias desses personagens que foram saltadas. "No caso do Deadpool e da Garota-Aranha, começaremos de onde as aventuras foram interrompidas. Com o Geração X, resolvemos iniciar com histórias que foram puladas. Do Nova, vamos usar a mini-série publicada no ano passado. Do Justiceiro e do O que aconteceria se... publicaremos algumas boas histórias que não saíram aqui".
Outra novidade será a distribuição. Ela não será em fases, mas sim simultaneamente, em todo o Brasil. A previsão de lançamento é agosto, e o preço ainda está sendo estudado. "Devido à realidade do mercado atual, o preço da revista deve ficar por volta de R$ 4,50, que, na verdade, não achamos nada abusivo, levando em conta que são cem páginas de histórias legais", afirmou.
Segundo Maurício Muniz, se o resultado for bom, os leitores podem esperar novos lançamentos no mesmo estilo, como almanaques de outros selos e editoras.
Mas não será apenas no novo título que os heróis da Marvel farão suas participações. Estão programadas várias edições especiais e mini-séries. Veja abaixo o que vem por aí.
Arquivos X-Men: Capitão Bretanha (X-Men Archives: Captain Britain): Antes de liderar o grupo Excalibur, o Capitão Bretanha teve sua própria série, produzida pela Marvel UK (divisão inglesa da Marvel Comics). Agora, após vinte anos, este material finalmente chega ao Brasil, e a Marvel também tem planos de republicá-la. Mini-série em 5 edições de 48 páginas. Roteiro de Alan Moore (Watchmen, As Aventuras da Liga Extraordinária), arte de Alan Davis (X-Men, Batman). Previsão de lançamento: agosto.
Wolverine: Rio de Sangue (Wolverine: Black Rio): Uma aventura do mutante Wolverine no Brasil! Procurando descanso e diversão, Logan chega ao Rio de Janeiro bem a tempo do Carnaval. Mas os planos do herói de passar alguns dias calmos vão por água abaixo, quando ele se defronta com uma seita de vampiros que está transformando a cidade num matadouro. Edição especial de 48 páginas. Roteiro de Joe Casey (X-Men, Wildcats, Super-Homem), arte de Oscar Jimenez (Desafio de Campeões II, Flash). Previsão de lançamento: setembro.
X-Men & Clã Destino (X-Men & Clandestine): Imortais e superpoderosos, os membros do Clã Destino vivem entre a humanidade há centenas de anos, tentando levar uma existência discreta. Mas quando um perigo de outra dimensão ameaça nosso planeta, esta estranha família é obrigada a buscar ajuda do grupo de heróis renegados conhecidos como X-Men. E agora? Será que as duas equipes conseguirão colocar de lado suas diferenças a tempo de salvar a humanidade? Mini-série em duas edições de 48 páginas. Roteiro e arte de Alan Davis (X-Men, Batman, Clandestino, Capitão Bretanha). Previsão de lançamento: setembro
Vingadores: Batalha Final (The Last Avengers Story): No futuro, os maiores heróis da Terra não existem mais. Após anos enfrentando perigos colossais, a equipe dos Vingadores se dissolveu. Alguns morreram, outros abandonaram o grupo. E houve aqueles que, simplesmente, desapareceram. Em seu lugar, surgiu uma nova geração de Vingadores, formada por heróis jovens e inexperientes. E quando o diabólico robô Ultron ressurge das cinzas, aniquilando totalmente essa nova equipe, o Dr. Hank Pym (que, no passado, foi o Homem-Formiga) deverá reunir um grupo de homens e mulheres, cuja época já passou, para enfrentar a maior batalha de suas vidas. Mas conseguirá uma equipe de heróis aposentados, com vistas fracas e fora de forma, vencer uma coalizão de seus maiores inimigos? A aventura final dos Vingadores está apenas começando! Mini-série em duas edições de 48 páginas. Roteiro de Peter David (Hulk, Supergirl, Jornada nas Estrelas), arte pintada de Ariel Olivetti (The Kingdom, Liga da Justiça). Previsão de lançamento: novembro.
Homem-Aranha: Estranho Encontro (Untold Tales of Spider-Man: Strange Encounter): Quando uma peça mística é roubada de um museu, tanto o Homem-Aranha quanto o mago Dr. Estranho passam a investigar o incidente. O que nenhum dos dois heróis poderia imaginar é que a busca pelo artefato levaria o Dr. Stephen Strange, o jovem estudante Peter Parker e seus amigos Flash Thompson, Betty Brant e J. Jonah Jameson a uma estranha dimensão paralela, onde o maligno Barão Mordo mantém em cativeiro vários humanos, que servem de cobaia para suas experiências macabras. Uma aventura do passado do Homem-Aranha, numa edição especial de 48 páginas. Roteiro de Kurt Busiek (Astro City, Vingadores, Marvels) e Roger Stern (Homem-Aranha, Capitão América), arte de Neil Vokes (Ninjak). Previsão de lançamento: dezembro.
E as novidades não param por aí. Outros lançamentos também estão programados, incluindo uma nova edição de Sin City e mais Sergio Aragonés, que, depois de já ter sido publicado no especial Dia de Los Muertos, apresenta a volta de Groo, O Errante, em bancas brasileiras.
Sin City: Apenas Outra Noite de Sábado & A Filhinha do Papai (Sin City: Just Another Saturday Night / Daddy's Little Girl): A Cidade do Pecado está de volta em duas histórias violentas. Na primeira, o grandalhão Marv (astro da primeira mini-série passada em Basin City) se envolve numa perseguição mortal após presenciar um grupo de garotos ricos ateando fogo ao corpo de um velho mendigo adormecido. Na segunda, um homem arrisca tudo pela mulher que ama, sem perceber que pode estar entrando numa grande enrascada. Edição especial de 32 páginas. Roteiro e arte de Frank Miller (Batman - O Cavaleiro das Trevas, Os 300 de Esparta, Demolidor). Previsão de lançamento: agosto.
Groo & Rufferto (Groo and Rufferto): O bárbaro mais idiota do planeta está de volta, numa aventura (ou desventura?) inédita. Quando Groo e seu fiel companheiro canino chegam a um estranho castelo, encontram um poderoso mago que guarda um fabuloso tesouro. Os problemas começam quando o mago, em um de seus feitiços, envia o pobre Rufferto diretamente para uma época maluca, em que nada parece fazer sentido: o século 20. Enquanto o cachorro passa por situações incríveis no futuro, seu dono causa o caos e a destruição no passado, à sua procura. Mini-série em duas edições de 48 páginas. Roteiro e arte de Sérgio Aragonés (Dia de Los Muertos, Mais do que Palavras). Previsão de lançamento: agosto.
Por fim, a editora também anunciou sua entrada no mercado de livros e álbuns especiais, com vendas para e comic shops e livrarias. Os primeiros lançamentos serão:
A Última Tentação (The Last Temptation): Steve era um garoto comum, até o dia em que conheceu o Teatro do Real e seu estranho Mestre de Cerimônias. O enigmático homem (ser? entidade?) apresenta a Steve um mundo misterioso, onde quase tudo é possível, desde que se pague o preço exigido. Será que Steve deve trocar sua vida patética por uma nova realidade, cheia de emoções? E o Mestre de Cerimônias? Estará ele dizendo toda a verdade? E quanto a todas as crianças que vêm desaparecendo da cidade em intervalos regulares, desde 1884? Edição em lombada quadrada, com 112 páginas, inaugurando o selo de livros da Pandora Books. Roteiro de Neil Gaiman (Sandman, Miracleman) baseado numa história de Gaiman e do cantor Alice Cooper, arte de Michael Zulli (Sandman, Bruxaria). Previsão de lançamento: setembro.
A Balada de Halo Jones (The Ballad of Halo Jones): A terra do futuro... um bom lugar para visitar, mas quem gostaria de morar lá? Certamente, não a jovem Halo Jones, que, após perder sua melhor amiga, consegue emprego numa nave espacial de cruzeiro e vai embora pelo espaço. Tentando fugir de seus problemas, acaba se envolvendo em várias tramas e aventuras inusitadas, que a transformam na pessoa mais importante do cenário político e social da galáxia. Um dos trabalhos que lançou ao estrelato o britânico Alan Moore, numa edição de 176 páginas do selo de livros da Pandora Books. Roteiro de Moore, arte de Ian Gibson (Lanterna Verde, Sr. Milagre, Juiz Dredd). Previsão de lançamento: dezembro.
Em entrevista exclusiva ao Universo HQ, Neil Gaiman fez um comentário sobre Halo Jones. "A 2000 AD fez coisas como A Balada de Halo Jones, livro três, foi o pináculo. Nunca mais fizeram nada tão bom quanto isso", disse.
Os editores da Pandora se mostram entusiasmados com esse novo mercado. "Vamos ver como se comportam esses materiais. Há muito pensamos em lançar sagas fechadas em formato livro, por um preço acessível. Mesmo porque, alguns materiais só seriam viáveis assim. Estamos de olho em alguns títulos muito legais e, se essa experiência emplacar, logo eles também virão. Aliás, estamos aceitando de bom grado as sugestões dos leitores para os próximos livros", convida Maurício.
E se isso parece muito, é melhor aguardar. Outras novidades podem surgir. Em breve, a editora anunciará novos títulos dos selos Marvel, Dark Horse, Top Cow e WildStorm, que podem chegar às bancas e lojas especializadas ainda no segundo semestre de 2001. "Esses outros títulos ainda estão em negociação e logo teremos mais novidades. Mas todos são histórias que, achamos, deveriam ter aportado no Brasil há muito tempo. E também estão entre as que o público mais nos pede. Os leitores não vão se decepcionar!", finalizou.
Samir Naliato adorar fazer matérias sobre novos lançamentos, mas fica muuuito nervoso quando lembra que a maioria destas publicações demora um bocado pra chegar (quando chega!) na sua Petrópolis. Nessas horas, o cara adoraria ter um tubo de teleporte...