Confins do Universo 218 - O infernal Hellboy
OUÇA
[adrotate group="9"]
Matérias

Joe Quesada responde carta aberta de Peter David

20 março 2002

O editor-chefe da Marvel, Joe Quesada, respondeu a carta aberta que Peter David divulgou sobre o aumento de preço da revista Captain Marvel. Confira:

Joe Quesada"Quando Bill Jemas e eu soubemos que Black Panther, Spider-Girl e Captain Marvel teriam que ser cancelados, corremos para nos encontrar com os líderes corporativos para tentar salvar os títulos. Primeiro porque odiamos cancelar revistas, e segundo por causa dos criadores que trabalham nas revistas e dos leitores que os compram. Entretanto, temos que oferecer algo para elas continuarem. Oferecemos um aumento. Eles aceitaram. Sem os nossos esforços, elas já teriam sido canceladas. Assim, garantimos mais um ano".

"O que você me ofereceu? Como um fã disse em relação a uma de suas propostas, você quer que os leitores de X-Men sejam punidos porque Capitão Marvel está com problemas? Você não quer seus fãs castigados, mas está pedindo para punir os que lêem X-Men por não reconhecerem o valor do seu trabalho em Captain Marvel?".

O editor ainda questionou a falta de publicidade, dizendo que, entre outros, foi lançada uma edição número zero de Capitão Marvel para sair juntamente com uma edição da Wizard e teve circulação entre 200 mil pessoas.

"Você está escrevendo histórias sobre o defunto Universo 2099, e quer que eu faça caros anúncios para trazer novos leitores. Você sabe o quanto um novo leitor sabe ou se importa com Futuro Imperfeito ou o Universo 2099? O que vem a seguir? Capitão Marvel no Novo Universo? Ei, cara, você quis que isso fosse público, não eu".

Marvel Comics"Fiquei realmente ofendido por você culpar todos na Marvel pela falta de sucesso do Capitão Marvel. Acho que não somos astutos o suficiente. Acho que não existe a possibilidade que possa ter sido você, existe? Que talvez você não esteja escrevendo uma revista que seja acessível para todos, mas sim para seus fãs. Não estou dizendo que essa seja a razão, Peter, mas deveria ter colocado isso como uma possibilidade".

"Mas você nunca se olhou no espelho, e talvez isso mostre mais o que está acontecendo aqui do que qualquer outra coisa. Quando Captain Marvel foi lançado, em 1999, vendia cerca de 47 mil cópias, e estava na posição 37 das 100 mais vendidas. Agora, vende 24 mil, e está na posição 79. O que você diz aos 23 mil leitores que não lêem mais a revista porque a deixaram por vontade própria? O que diria a eles?".

"Quer dizer a eles que não foram perspicazes o bastante? Talvez prefira culpar a editora, ou a mim, por não manter esses 23 mil leitores. Esse não seria o seu trabalho?".

"Então, aqui está o acordo: Vou ouvir sua oferta, Peter, mas esteja preparado. Não discutirei mais nada até ouvir algo simples de você. Eu preciso que você diga publicamente a todos (especialmente àqueles 23 mil leitores) que talvez uma das razões de Captain Marvel estar falhando... é você".

"Depende de você".

Depois dessa declaração, Peter David e Joe Quesada voltaram a tocar no assunto, onde parecem ter encerrado a discussão. Confira ainda essa semana no Universo HQ.

[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA