Joe Sacco vence o VPRO Grand Prix Award
O jornalista e quadrinhista Joe Sacco, autor de obras como Palestina e Área de Segurança Gorazde, ganhou o prêmio VPRO Grand Prix Award de 2002, realizado na abertura do Stripdagen Haarlem Festival, na Holanda.
O prêmio é em dinheiro, no valor de 2.500 Euros (cerca de R$ 7.500,00), e o convite de uma exposição para a próxima edição do festival, que acontece em junho de 2004. O autor já está preparando uma mostra sobre guerras e suas representações nos quadrinhos.
O júri, composto em sua maioria por jornalistas, justificou a escolha dizendo: "Joe Sacco inventou um novo gênero: quadrinhos jornalísticos. Não apenas isso, as suas reportagens seguem altos padrões de jornalismo. Como poucos, ele soube como retratar a realidade dos conflitos de Gaza e da Bósnia. Nos livros Palestina e Área de Segurança Gorazde, alternou suas experiências pessoais e informações históricas em um virtuoso estilo para os quadrinhos."
"O resultado é uma mistura de seriedade e brilhantismo, que é altamente significante nos aspectos sociais e políticos. O júri está certo que Sacco é um pioneiro", finalizou.
Palestina e Área de Segurança Gorazde foram publicados no Brasil pela Conrad Editora.