Confins do Universo 218 - O infernal Hellboy
OUÇA
[adrotate group="9"]
Matérias

John Buscema morre aos 74 anos

11 janeiro 2002

John Buscema 1927-2002, arte de Mathias LorenzO Universo HQ lamenta informar que John Buscema, um dos maiores desenhistas americanos, morreu, aos 74 anos, de câncer no estômago, no dia 10 de janeiro de 2002 (quinta-feira).

Em agosto de 2001, Gene e Adrienne Colan divulgaram, numa carta enviada a revista Cinescape, que o desenhista estava lutando contra a doença terminal.

Segundo a família de Buscema, o velório será dia 13 de janeiro (domingo), no Bryant Funeral Home (411, Old Town Road), em East Setauket, Nova York. O funeral deve ocorrer na manhã do dia 14.

O site oficial do artista afirma, numa nota, que continuará com o trabalho em homenagem a John Buscema, e agradece o carinho e interesse dos fãs.

Joe Sinnot e John BuscemaQuem quiser enviar uma mensagem de condolências à família de John Buscema pode usar o email johnbuscema2002@yahoo.com.

John Buscema nasceu no dia 11 de dezembro de 1927, em Brooklyn, Nova York. Ele estudou desenho no Pratt Institute e suas maiores influências, na época, nos quadrinhos, eram o Príncipe Valente, de Hal Foster; Flash Gordon, de Alex Raymond e o Tarzan de Burne Hogarth. Além destes artistas, também influenciaram seu estilo pintores clássicos e ilustradores como Al Dorne, Robert Fawcett e Norman Rockwell.

Tarzan, de John BuscemaSua longa carreira nos quadrinhos começou em 1948, na Timely Comics, que posteriormente se transformaria na Marvel, onde trabalhou por pouco mais de um ano. Depois disso, desenhou como freelancer para diversas companhias, chegando a fazer, inclusive, HQs de western, como a adaptação do seriado Roy Rogers.

Em 1958 passou a se dedicar ao desenho publicitário, quando fatores políticos e econômicos encolheram o mercado de quadrinhos americano.

Seu retorno aos quadrinhos ocorreu em 1966, quando Stan Lee o chamou novamente para trabalhar na Marvel, onde se transformou numa lenda.

Cowboy, sketch de John BuscemaJohn Buscema desenhou quase todos os personagens da editora, mas sua fama veio de seu trabalho dinâmico com Capitão Marvel, Namor,Vingadores, Hulk, Surfista Prateado, Thor, Viúva Negra, Warlock, Ka-Zar, Quarteto Fantástico, Wolverine, Justiceiro, Tarzan e, principalmente, Conan, o seu favorito.

Buscema também foi o principal desenhista do famoso livro How to Drawn the Mavel Way (em português, Como Desenhar no Estilo Marvel), que durante anos serviu de "bíblia" para muitos artistas iniciantes.

Um de seus trabalhos mais estranhos é o especial Archie versus the Punisher, de 1994, que foi bem recebido pela crítica.

Capa de Imagine Superperman de Stan LeeJohn Buscema permaneceu em plena atividade até 1996, quando diminuiu seu ritmo de trabalho. Uma das últimas edições desenhadas pelo artista foi o recém-lançado, no Brasil, Imagine Superman de Stan Lee, da Editora Abril (Just Imagine Stan Lee with John Buscema Creating Superman).

Os fãs e colecionadores também irão se interessar por The John Buscema Sketchbook, um portfólio do artista lançado pela editora Vanguard (pedidos podem ser feitos pelo link: www.creativemix.com/books/books.html.)

O talento artístico de Buscema prossegue com seu irmão mais novo, Sal Buscema, e com sua neta Stephanie Czerwinski, que recentemente fez arte-final para uma série da Slave Labour Graphics.

The John Buscema Sketchbook The Avengers #41, primeiro número que John Buscema desenhou para a revista O clássico The Avengers #57
Sketch de Conan Conan, por John Buscema Avengers #273
Namor Auto-retrato Hulk vs. Coisa

[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA