Confins do Universo 212 - Eternauta, um quadrinho para a eternidade
OUÇA
[adrotate group="9"]
Matérias

Jornalista paulista lança livro sobre quadrinhos Disney

6 junho 2002

Fonte: Press Release

Para Reler os Quadrinhos DisneyA Paulinas Editora lançou, durante a 17ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o livro Para reler os quadrinhos Disney - evolução, linguagem e análise das HQs, do jornalista Roberto Elísio dos Santos. Trata-se da síntese de uma tese de doutorado aprovada em 1998 na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, que aborda as narrativas seqüenciais protagonizadas pelos personagens dos Estúdios Disney.

O trabalho leva em consideração os artistas (americanos, europeus e brasileiros) que produziram - e ainda elaboram - HQs com esses personagens, o contexto histórico em que as narrativas foram engendradas e a relação com a cultura específica do país onde foram criadas, culminando com a análise de Zé Carioca e as aculturação aos hábitos, valores e contradições da sociedade brasileira.

Embora o público-alvo do livro seja acadêmico (professores e estudantes de Comunicação, Artes, Ciências Sociais etc), também deserta o interesse do leitor leigo que aprecia histórias em quadrinhos, colecionadores, profissionais da área (argumentistas, desenhistas, editores, críticos), uma vez que a redação foi feita com discurso jornalístico, o que facilita a leitura.

Como no Brasil não há bibliografia confiável, atualizada e ampla (os livros existentes são preconceituosos, anacrônicos e superficiais) sobre esse assunto, esse estudo torna-se ainda mais pertinente.

A produção de quadrinhos Disney começou em 1930, após o sucesso dos desenhos animados de Mickey, no final da década de 1920. No Brasil, apesar de serem editadas desde 1933 em publicações como O Tico-Tico e Suplemento Juvenil, as histórias passaram a ser publicados ininterruptamente a partir de julho de 1950, quando a Editora Abril fez chegar às bancas a revista Pato Donald.

Natural de Sã Caetano do Sul, na grande São Paulo, Roberto Elísio dos Santos é jornalista formado pela UMESP, onde fez também Publicidade e Propaganda e mestrado em Comunicação Social. Lecionou, a partir de 1984, na área de comunicação da UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba) e na própria UMESP. Hoje, é docente do IMES (Instituto Municipal de Ensino Superior) de São Caetano do Sul e professor do laboratório de Jornal dos Cursos de Comunicação, promovido pelo SEPAC da Paulinas Editora.

[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA