José Bonifácio, o patriarca da independência, em quadrinhos
De 10 a 16 de junho de 2001, em comemoração à Semana do Patriarca da Independência, a Prefeitura Municipal de Santos, através de sua Secretaria de Cultura, lançou uma história em quadrinhos sobre a vida de José Bonifácio, um dos filhos mais ilustres da cidade, que é tido pelos historiadores do Brasil como o maior responsável pela proclamação da independência de nosso País, graças aos estreitos vínculos de amizade com D. Pedro I.
A edição (28 páginas, formato 21 x 14,5 cm, preto e branco), que teve tiragem de 4 mil exemplares, foi distribuída gratuitamente. Uma pena que esta obra tenha ficado restrita apenas aos habitantes de Santos, pois uma iniciativa tão louvável merecia ser divulgada em todo o Brasil.
O roteiro e os (belos) desenhos foram assinados por Alexandre Valença Alves Barbosa, mais conhecido como Bar. Na história o leitor fica sabendo um pouco mais sobre a vida de José Bonifácio de Andrada e Silva.
Toda narrada em primeira pessoa, a revista mostra José Bonifácio criança, estudante, viajante, enamorado, conselheiro do imperador, deportado, tutor de D. Pedro II e idoso, mostrando não apenas o seu lado político, tão valorizado nos livros de história, mas principalmente aspectos de sua vida pessoal.
O único ponto negativo de José Bonifácio - O Desbravador é a presença de erros de português no texto (como crases antes de palavras masculinas, acentos mal colocados etc), algo inadmissível, uma vez que a edição foi distribuída em escolas, com o claro intuito de servir de incentivo à leitura; e por ter sido revisada por uma professora universitária.