King Komix traz de volta o conceito original do gibi
Como o Universo HQ já havia divulgado anteriormente, a Opera Graphica estava planejando o lançamento de uma coleção, até então sem nome definido, que revezaria histórias de famosos personagens dos quadrinhos. Agora, a editora anunciou que se trata da revista Coleção King Komix que apresenta, no formato de revista de bolso, as mais importantes tiras da agência King Features.
Hagar, o Horrível, Recruta Zero, Mandrake, Sobrinhos do Capitão e Popeye serão os primeiros a pintar nas bancas. Outros personagens poderão vir, dependendo da aceitação da coleção.
Reunir as tiras criadas para jornais em forma de revistas foi o método utilizado pelas primeiras editoras de todo o mundo. No Brasil, no final da década de 1930, surgiu O Gibi, criado por Roberto Marinho, que compilava justamente séries distribuídas mundialmente pela agência King Features.
O nome "gibi" foi um fenômeno popular, tanto que, no Brasil, virou sinônimo de "revista de histórias em quadrinhos". A intenção da Opera Graphica com a Coleção King Komix é apresentar histórias "inéditas" em revistas. Isso porque, naturalmente, as tiras do Hagar, Recruta Zero, Mandrake, Sobrinhos do Capitão e Popeye já foram publicadas em jornais.
De cada série cria-se perto de 320 tiras por ano, e 55 páginas dominicais. Na King Komix # 1, estrelada por Hagar, serão apresentadas somente as piadas dominicais. A edição contém dois anos da produção de Chris Browie, o atual autor da série, filho do seu criador Dik Browne.
Já em Recruta Zero serão mescladas as páginas de domingo com as tiras diárias. Mandrake só terá tiras.
Segundo a editora, o objetivo da King Komix não é a de publicar obras clássicas, pois estas merecerão edições caprichadas, voltadas para o público de gibiterias, como o Príncipe Valente, que será lançado em agosto deste ano, no mesmo formato e acabamento da Ebal. Aliás, as aventuras continuarão exatamente de onde foram interrompidas.
A intenção da King Komix é resgatar personagens que existem há mais de 50 anos - com exceção de Hagar que tem "só" 25 - e disponibilizá-los para toda uma nova geração de leitores.
A edição de estréia, Hagar - O Horrível, chegará às bancas no dia 5 de julho de 2001 e custará R$ 3,90, mas poderá ser encontrada a partir de 29 de junho nas lojas e bancas especializadas em quadrinhos, como a Comix Book Shop, que fica na Al. Jaú, 1998 (0XX-11-3088-9116 e 3061-3893) e aceita encomendas de todo o Brasil.