Kurt Busiek fala sobre as mudanças em Defenders
Depois de divulgada a saída de Erik Larsen do título Defenders, na qual era co-escritor e desenhista, vários rumores sobre o futuro da série começaram a circular pela Internet, inclusive sobre o seu cancelamento. Mas as coisas não são bem assim. A Marvel tem planos para a revista, e o co-escritor Kurt Busiek anunciou quais são eles.
"O que mudará será o visual e o tom da série, o que é inevitável numa troca de equipe criativa", disse. "Foi ótimo trabalhar com Erik, e Defenders foi uma intersecção entre as nossas sensibilidades. Eu estava feliz em fazê-la até onde pudéssemos, mas com a partida dele, estaremos trazendo novas vozes, e com elas novos estilos de arte e história. Essa fase será, inevitavelmente, uma junção entre as sensibilidades dessa nova equipe. Ainda será uma revista divertida, mas provavelmente terá nuanças diferentes, com caracterizações mais profundas dos personagens".
As mudanças que levarão Defenders (equipe formada pelo Dr. Estranho, Hulk, Namor e Surfista Prateado) para uma nova fase começam na mini-série Overlords: Defenders Against The Earth, que, na verdade, é um novo e temporário nome para a própria série mensal, enquanto durar a saga. A numeração regular aparecerá na capa junto com o número da mini. Ao todo, serão seis edições. Segundo Busiek, isso já estava planejado desde o começo, quando Larsen ainda estava envolvido no projeto.
"Nunca pensei em fazer a revista sem o Erik. Sempre gostei dos Defenders, mas quando a série estava sendo relançada, sabia que não teria tempo de escrevê-la sozinho. Foi o entusiasmo e a determinação dele que me fizeram pensar nisso, e me deram a idéia em reunir esses personagens. Eu pensava em co-escrever por um tempo, e, eventualmente, Erik assumir todo o trabalho. Mas ele teve que sair mais cedo", revelou o escritor.
A nova co-escritora da série será Jo Duffy, que trabalha para a editora há bastante tempo e é ex-editora da "Casa de Idéias". O desenhista passa a ser Matt Haley. O último número com a participação de Larsen é Defenders #12, e a edição seguinte, em janeiro, terá argumentos de Fabian Nicieza e arte de Mark Bagley.
E por que Larsen saiu do título? "Foi uma combinação de várias coisas, mas a razão principal é que eu estava perdendo o prazo todos os meses, e preencher com alguns desenhistas convidados não seria bom", explicou.
"Não queria fazer um trabalho com o qual não estava feliz. Vinha gastando muito tempo na revista, e estou planejando novidades em Dragon. Com a chegada do número 100 e a edição especial de aniversário da Image, tenho estado muito ocupado. Existe também um projeto especial que irei começar, mas vocês terão que esperar para saber mais sobre isso", disse Larsen.