Laerte lança Classificados 2, em noite de autógrafos em São Paulo
Por Sidney Gusman, sobre o press release
O quadrinhista Laerte (de Piratas do Tietê, Suriá, Deus) realiza no dia 17 de outubro, às 19h, na Livraria Martins Fontes (Av. Paulista, 509 - tel.: 0XX-11-3266-4603), uma noite de autógrafos do seu novo álbum Classificados - Volume 2 (64 páginas, colorido, R$ 15,00), da Devir e da Jacaranda.
Nesta edição, Laerte dá continuidade à coletânea dos cartuns publicados nos cadernos de classificados da Folha de S. Paulo, sempre com um olhar preciso e irônico sobre situações banais e corriqueiras do cotidiano.
O autor tece um painel absurdo, surrealista e engraçado de nossa realidade imediata, criando ligações visuais inusitadas. O traço aparentemente sujo e ao mesmo tempo sofisticado, mostra por que Laerte é dos mais importantes desenhistas de humor e quadrinhos do Brasil.
A entrada para o evento é franca, e Laerte autografará também Histórias Repentinas, outro lançamento da Devir.
O autor - Laerte é um dos mais conhecidos e atuantes cartunistas do Brasil desde 1972, quando começou a publicar suas charges, desenhos e histórias em quadrinhos.
Recentemente, o 14° HQ Mix, referente a 2001, conferiu-lhe os prêmios de Melhor Cartunista e de Melhor Álbum de Humor, para Classificados - Livro 1.
Em novembro, Laerte ganha exposição inédita para a inauguração do Museu de Artes Gráficas do Brasil, instalado dentro do Arquivo do Estado. O artista foi colaborador das revistas Veja e Istoé, e dos jornais O Pasquim, Gazeta Mercantil, entre outros.
Editou, pela Circo Editorial, duas revistas com seus personagens: Striptiras e Piratas do Tietê. Pela Devir já publicou Suriá, a Garota do Circo, Classificados - Livro 1, Histórias Repentinas e Classificados - Livro 2.
Seus desenhos participaram de exposições em Cuba, na Itália, na Colômbia, na França. Em 2001, foi o convidado especial do Festival de Banda Desenhada, em Amadora, Portugal. Atualmente, desenha para o jornal Folha de S. Paulo, e faz textos para a televisão.