Livro com trama ligada aos quadrinhos ganha prêmio Pulitzer
O autor Michael Chabon foi o vencedor do Pulitzer, na categoria ficção, principal premiação do jornalismo mundial, por sua obra The Amazing Adventures of Kavalier & Clay, que é ambientada num universo ligado aos quadrinhos. A imprensa internacional descreve a história como um romântico conto sobre super-heróis de quadrinhos e vilões da vida real.
A trama se passa em 1939, na cidade de Nova York. Joe Kavalier é um jovem artista, treinado com as técnicas de fuga de Houdini, que quer sair da cidade de Praga, ocupada por nazistas. Ele deseja ganhar muito dinheiro, e bem rápido, para tornar toda sua família livre. Seu primo, Sammy Clay, morador do Brooklyn, está procurando por um colaborador para criar histórias de heróis para a mais recente novidade americana: revistas em quadrinhos.
Fora de suas fantasias, medos e sonhos, Joe e Sammy mostram a lenda daquele inesquecível campeão do escapismo. Inspirados pela linda Rosa Saks, uma mulher que estará unida aos dois pelas poderosas amarras do desejo, amor e vergonha; eles criam a mundana meretriz da noite, Luna Moth. À medida que a sombra de Hitler cai na Europa e no mundo, a Era de Ouro dos quadrinhos começa.
A surpresa foi tamanha, que o próprio Chabon demorou para acreditar. "Eu ganhei mesmo? Eu pensei que esse ano não seria muito bom. Meu Deus, isso é incrível!", disse. Quem recebeu a notícia foi sua esposa, por telefone, na cidade de Berkeley, na Califórnia.
A primeira edição do prêmio foi realizado em 1917.