Lourenço Mutarelli faz workshop na Gibiteca Henfil, em São Paulo
Lourenço Mutarelli, o criador do detetive Diomedes, personagem principal dos álbuns O Dobro de Cinco e O Rei do Ponto (ambos lançados pela Devir) e maior nome dos quadrinhos nacionais na atualidade participa das comemorações dos aniversários do Centro Cultural São Paulo (19 anos) e da Gibiteca Henfil (10 anos), no dia 13 de maio, às 10h30min, ministrando o workshop Como transformar uma idéia num roteiro de HQ. O curso é gratuito e tem duração de duas horas. Mas, atenção: são apenas 40 vagas.
A Gibiteca Henfil, onde será realizado o workshop, fica na Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso - tel.: 0XX-11-3277-3611 - próximo ao Metrô Vergueiro.
O autor também apresentará aos leitores os seus últimos lançamentos: O Rei do Ponto e a reedição especial de Transubstanciação.
Segundo Lourenço Mutarelli, o objetivo do curso é desmistificar certos conceitos e sacramentar outros, pois as pessoas preocupam-se mais em contar uma história nova ou interessante, sem ter o cuidado de construir a trama. É preciso "valorizar as idéias, anota-las, deixar fermentar, ver as possibilidades de cada uma delas para escrever um roteiro", alerta.
Para participar não é preciso saber desenhar, também não é preciso saber roteirizar. Afinal, muitas pessoas trabalham em parceria de roteiro e de arte. Para contar uma história em quadrinhos basta ter uma necessidade de se comunicar dessa forma, pois "contamos uma história desde criança, desenhando e brincando. E o aprimoramento desse exercício de brincar - construindo histórias - precisa de um roteiro para sustentar a brincadeira", conclui o autor.
O curso apostilado dá elementos para se criar um roteiro e, geralmente, a dinâmica informal de Mutarelli acaba transformando o encontro numa discussão aberta com o público, com perguntas e dicas importantes para assimilar o processo desenvolvido pelo autor, partindo de uma idéia até a finalização de uma história em quadrinhos.