Luis Inácio Lula da Silva tem sua história contada em quadrinhos
Por Sidney Gusman
Mais uma vez, os quadrinhos mostram que são uma poderosa ferramenta de divulgação para qualquer fim. O Movimento Independente Lula Presidente lançou no mês de agosto o gibi Lula, a história de um vencedor (28 páginas, 60 mil exemplares de tiragem), com roteiro de Osvaldo Bargas, desenhos e arte-final de Bira Dantas, e tratamento digital e cores de Ricardo Cruzeiro. Quem assina a apresentação é Paulo Caruso.
A revista conta a trajetória de Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores, desde o seu nascimento, no sertão de Pernambuco.
Mostrando Lula como o "mocinho", o gibi elege como "alvos" o presidente Fernando Henrique Cardoso e os principais adversários do petista na eleição presidencial, José Serra (PSDB) e Ciro Gomes (PPS). Este último, inclusive, é comparado a Fernando Collor de Mello.
Como essa linha mais agressiva contrasta com o tom light adotado por Lula nessa campanha, os coordenadores da sua campanha informaram que o gibi foi uma colaboração espontânea do movimento, e não passou pela aprovação do PT.