Confins do Universo 216 - Editoras brasileiras # 6: Que Figura!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Matérias

Marco Moretti, editor-chefe da Abril, conversa com os leitores

1 dezembro 2001

Editora AbrilNo dia 18 de abril, o editor-chefe da redação de Heróis da Editora Abril, Marco Moretti, participou de um bate-papo com os leitores, para falar, principalmente, sobre os atuais e futuros lançamentos.

Logo no início, Moretti foi indagado sobre as Premiuns, e assegurou que estão indo bem. "Essa informação é confidencial, mas posso garantir que todas estão com as vendas equilibradas", disse. Comentou também sobre a investida de outras editoras, em lançar revistas em formatinho. "Há boas oportunidades para todos. Para a Abril não há mais interesse em formatinhos", assegurou. Ele preferiu não comentar o trabalho das concorrentes, nem o preço que cobram por suas revistas, por motivos éticos.

O editor-chefe admitiu o "escorregão" acontecido em Superman #7, onde o Lanterna Verde de O Reino do Amanhã foi chamado de Kyle. "Do português para o inglês, há algumas diferenças e adaptações. No caso citado foi mancada nossa mesmo".

Hal Jordan, como o EspectroMas a maioria das perguntas era sobre os futuros lançamentos da editora, ainda esse ano.

Nos títulos DC, Marco Moretti confirmou a publicação de Day of Judgement, que mostra o retorno de Hal Jordan, dessa vez como o novo Espectro. Aqui no Brasil, a saga se chamará O Retorno do Herói, e começa em Superman #10, no mês de maio.

Foi descartada a possibilidade de uma terceira revista Premium para a DC. Moretti confirmou que não será publicada a saga World War III, último arco de histórias de Grant Morrison para a Liga da Justiça, tampouco JLA: The Nail. "The Nail é muito bom, mas é realidade alternativa; e nós decidimos deixá-la de lado, por ora", explicou. Já Dark Victory, continuação de Batman: O Longo Dia das Bruxas, tem chances de aparecer. "Este material está na nossa lista, mas não para 2001", esclarece. O encontro do Lanterna Verde com Aliens também deve sair por aqui.

Novidades da Marvel também foram reveladas. X-Men: Anos Incríveis será publicado até o final. Isso quer dizer que os fãs ainda terão quase 20 histórias de John Byrne para desfrutar.

Já sobre lançarem novos números da série de super-livros, Moretti informou que tudo dependerá do desempenho da edição do Wolverine. Ultimate Marvel continua sem nome no Brasil, mas o lançamento foi confirmado para junho, em formato magazine (o mesmo de Conan), com uma trama do Homem-Aranha e outra dos X-Men, por edição.

X-Men: Children of the Atom #2Sentry só deve chegar às bancas em 2002. "Não temos previsão de publicar Sentry, o tão aclamado primeiro herói da Marvel, para este ano", disse Moretti. Entretanto, confirmou, para julho, a publicação da mini-série X-Men: Filhos do Átomo. Será uma edição especial, no mesmo formato das Premiuns. Ainda sobre os mutantes, o editor-chefe chama a atenção para o futuro próximo dos personagens. "Os X-Men vão passar por uma completa reformulação, pois, muito em breve, Chris Claremont volta a roteirizar as aventuras dos heróis, e tudo vai mudar. Aguarde".

Marco Moretti revelou ainda que as histórias puladas podem vir a ser explicadas no site, em forma de matérias. "Pretendemos complementar, no site, as informações pendentes das revistas", disse. Ele ainda considerou a hipótese das aventuras serem publicadas, na íntegra, através do site, mas apenas quando tiverem uma audiência maior.

No fim do bate-papo, foi discutida a chance de fazer enquetes com o público, pela Internet. "A pesquisa seria feita aqui mesmo, no site Heróis", declarou Moretti. Mas ele acabou por se contradizer, no meio da conversa. "Fazer pesquisas para escolhas de capas é uma idéia que a gente já teve, mas o problema é: será que o número de internautas é significativo a ponto de representar a maioria dos leitores?", questionou.

Os encontros entre Marco Moretti e os leitores acontecerão todos os meses, no chat do UOL.

[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA