Mark Waid deixa de ser exclusivo da CrossGen
Há um ano, Mark Waid vem trabalhando exclusivamente com a CrossGen Comics. A editora tem uma política de contratar todos seus escritores e artistas com exclusividade, e outros nomes do mercado, como Ron Marz, Chuck Dixon e George Pérez, também se enquadram no mesmo caso.
Waid, além de ser escritor, assumiu também um cargo administrativo, trabalhando de maneira mais ampla na CrossGen. Em entrevista exclusiva para o Universo HQ, no início deste ano, ele disse "O nome da minha função é simplesmente ‘escritor sênior’, o que não descreve exatamente o meu trabalho. Eu estarei escrevendo dois títulos, mas, mais que isso, vou ajudar a administrar a companhia, ensinando novos escritores e artistas; e supervisionando todos os aspectos do crescimento da editora".
Agora, esse método de trabalho está mudando, e a editora começa a ceder na exclusividade de seus profissionais. A Marvel anunciou que Mark Waid será o novo escritor da revista mensal do Quarteto Fantástico, no lugar de Carlos Pacheco, que está de saída e irá trabalhar num projeto para a DC Comics.
Há poucas semanas, estreou o título Ruse #1, criação de Waid para a CrossGen Comics. Segundo Ian Feller, diretor de comunicação da editora, o escritor assinou um novo contrato para produzir a revista por um longo período, mas não disse os detalhes do mesmo, apenas se sabe que agora a exclusividade não está envolvida.
Isso permite também que o autor produza Empire pela DC Comics, título que fazia parte da extinta Gorilla Comics. Algo parecido foi feito com George Pérez, cuja única exceção no contrato de exclusividade era o crossover LJA/Vingadores.
"Uma vez que eu decidi não renovar meu contrato de exclusividade, o que a CrossGen me ofereceu permite que eu continue com Ruse", explicou Waid. As outras revistas que ele produzia, como Crux e Sigil, não farão mais parte de seu trabalho. Chuck Dixon será o substituto nas duas séries.
O novo desenhista será Mike Wieringo, artista de Adventures of Superman, que está deixando esse título para trabalhar com o Quarteto Fantástico. Waid e Wieringo já foram companheiros na revista Flash.