Mark Waid pede retirada de seu nome entre os indicados ao Harvey Awards
Semana passada, foi divulgada a lista dos indicados ao Harvey Awards, uma das principais premiações de quadrinhos nos Estados Unidos. A CrossGen Comics se saiu bem, recebendo várias indicações em diversas categorias. Mas uma delas pode ser retirada.
Mark Waid estaria concorrendo como melhor escritor pelo seu trabalho em Ruse. Mas, essa semana, o autor surpreendeu a todos com a seguinte declaração: "Isso não deve ser encarado como falta de orgulho pelo trabalho realizado. Eu agradeço por ser indicado pelo que fiz em Ruse, e endosso as outras indicações. É um orgulho e uma sorte poder estar trabalhando com essa equipe criativa. Entretanto, por razões próprias, peço respeitosamente que meu nome seja retirado."
A CrossGen Comics, cujo contrato de exclusividade com o escritor terminou ano passado e não foi renovado, divulgou uma nota oficial para a imprensa.
"Como uma companhia, nós apoiamos sua decisão, o que reflete o seu desejo de compartilhar o crédito de Ruse com toda a equipe. Mas, ao invés de divulgar uma nota da empresa, achamos mais apropriado a resposta vir dessa equipe", dizia o press release.
"Nós aplaudimos e apreciamos o gesto de Mark pelo nosso reconhecimento no envolvimento do processo criativo e desenvolvimento do enredo", disse o Butch Guice, desenhista do título. "Sempre estaremos a favor de um dos nossos ser reconhecido por um trabalho bem feito, mas respeitamos a decisão de Mark e agradecemos a ele por sua intenção. Estamos do seu lado, como uma equipe".
Mark Waid não deu detalhes sobre sua decisão, mas comentou a declaração da editora. "Aprecio muito os sentimentos do meu amigo Butch, mas parece ter havido uma falha de comunicação na editora. Quando falei dos motivos da minha decisão com a CrossGen, disse a mesma coisa que para todos os demais: 'Retiro minha indicação por motivos pessoais'. Desde então, parece que houve uma certa... interpretação exagerada dos meus motivos por parta da editora. Estou honrado pela indicação, mas meus motivos pertencem a mim, e vão além das especulações. Obrigado por respeitarem meu desejo por privacidade", finalizou.