Marvel lança linha de quadrinhos adultos
A DC Comics tem a Vertigo, sua linha de quadrinhos adultos. Ela já produziu sucessos, como Sandman, Preacher, Hellblazer e Monstro do Pântano, todos com uma grande legião de fãs. Especulava-se algo parecido para a Marvel há muitos anos, mas apenas agora, em 2001, a "Casa de Idéias" finalmente anunciou o lançamento de revistas voltadas para público maduro.
E já começou causando controvérsias, por querer usar personagens do Universo Marvel convencional em situações "adultas", envolvendo sexo, alcoolismo etc.
Em entrevista ao Universo HQ, o editor-chefe Joe Quesada disse que "Haverá algumas coisas de super-heróis, mas estarão fora da cronologia".
O primeiro título se chamará Alias, escrita por Brian Bendis. Com lançamento marcado para setembro, a série conta a história de uma super-heroína fracassada, tentando virar uma detetive particular. "Assim que fiz a proposta, disse que era uma pena a Marvel não ter uma linha adulta, e já esperava que fosse recusada. Mas aí Quesada e Bill Jemas (presidente da editora) me disseram que um projeto nesse sentido estava sendo preparado, e que o título se encaixava perfeitamente", disse.
Originalmente, essa heroína seria a Mulher-Aranha, mas Bendis preferiu uma nova personagem. "Seu nome é Jessica Jones. Ela era uma heroína secundária, chamada Jewel", explica o escritor. "Ela era muito inexpressiva, e vamos revelando quais são seus poderes aos poucos". Bendis contou que ela pode voar, mas não muito bem (não sabe como pousar, e só para quando bate em algo). É como uma criança, que está aprendendo a andar de bicicleta, mas não sabe como parar.
Além disso, ela terá problemas com bebidas. "Ela é alcoólatra e tem complexo de inferioridade. Ela se identifica com outros personagens, como Carol Danvers (Miss Marvel) e Rick Jones", revela. O primeiro arco de histórias começa com o desaparecimento de algumas pessoas, e termina com Jessica descobrindo uma informação muito importante sobre o Universo Marvel. "É algo tão óbvio que eu não sei como ninguém nunca pensou nisso", comentou.
A diferença de Alias e da nova linha adulta, será explorar aspectos dos super-heróis que até antes eram tabus. "Na primeira edição, ela se encontra com Luke Cage em um bar, e o leva para casa. Não quero adiantar muito, mas a cena de sexo que se segue é bem dramática, e nada parecido foi visto nos quadrinhos convencionais. É importante mostrar como ela se vê e como usa o sexo para se punir. Não escrevo isso para chocar ninguém, mas sim para deixar a personagem mais humana", comparou Bendis.
As capas serão de David Mack, e a arte interna ficará a cargo de Mike Gaydos.
Outros projetos envolvem o caçador de vampiros Blade, escrito por Mark Andreyko, e uma série cômica chamada Night Nurse, de Gail Simone. Parece que o título Nightside, de Bob Weinberg (ex-escritor da revista do Cable) também poderá fazer parte dessa nova linha.