Marvel pode deixar Abril no início de 2002
Há algumas semanas boatos constantes circulam pela internet, afirmando que, no início de 2002, os títulos da Marvel sairiam da Editora Abril, que publica os principais personagens da "Casa das Idéias" desde 1979.
Nos últimos dias, no entanto, os rumores aumentaram, devido a declarações de colaboradores da Abril, que trabalhavam nas revistas da Marvel e foram informados que a prestação destes serviços seria interrompida.
Como a intenção do Universo HQ é, e sempre será, fazer um jornalismo sério, fomos averiguar esta história, falando com Sérgio Figueiredo, o Figa, responsável pelos contratos de licenciamento da Abril.
"O que podemos dizer neste momento é que nem os contratos da Marvel, nem os da DC estão renovados. Ambos estão em negociação", declarou Figueiredo, que tratou de desvincular a boataria da implementação do formato Premium. "As revistas Premium trouxeram ótimos resultados financeiros para todas as partes envolvidas (as editoras americanas e a Abril), melhores do que os obtidos na época dos formatinhos."
O Universo HQ também apurou que, recentemente, o representante da Marvel para o Brasil, Marco Lupoi, esteve em nosso País visitando várias editoras, para "conhecê-las melhor". Vale lembrar que algumas delas já publicaram materiais da "Casa das Idéias", como a Mythos (Terra X, Inumanos, Vampira, Gambit, Marvel Mix etc), a Devir (que faz um belo trabalho com seus títulos em Portugal) e a Pandora Books (Marvels, Justiceiro massacra o Universo Marvel, Wolverine - Rio de Sangue e Almanaque Marvel).
Apesar de nada estar confirmado ainda, pela primeira vez em mais de 20 anos, a possibilidade de a Abril perder os títulos da Marvel é realmente concreta. Esta parceria pode, sim, ser desfeita.
Caso a Abril não renove o contrato, resta saber se a Marvel entrará diretamente no mercado nacional (publicando seus próprios títulos), ou se migrará para uma ou mais editoras.
Por isso, o Universo HQ está acompanhando atentamente todos os passos das negociações e, assim que surgirem novos fatos (e não boatos), informaremos aos nossos leitores.