Mauricio de Sousa de volta às tiras
Que os quadrinhos passam por uma grande crise não é novidade. O número de leitores tem diminuído muito nos últimos anos, fazendo as grandes editoras abandonarem ou reduzirem a publicação de revistas, e abrindo nichos para editoras menores entrarem no mercado com títulos voltados para um público mais maduro.
Até mesmo as revistas da Turma da Mônica também sentiram o impacto deste problema. As suas tiragens, que já chegaram ao espantoso número de 4 milhões por mês, estão atualmente na casa dos 2 milhões de exemplares mensais.
Com essa preocupação em mente, o artista-empresário Mauricio de Sousa decidiu que é hora de retomar a publicação de tiras diárias nos principais jornais espalhados pelo Brasil. Em artigo do jornal Gazeta Mercantil, ele diz acreditar que as tiras, além de serem atrativas para os públicos juvenil e adulto, acabam por chamar a atenção das crianças, permitindo a formação de novos leitores e uma conseqüente renovação do mercado.
As tirinhas da Turma da Mônica são publicadas atualmente em 20 jornais, e a meta de Mauricio de Sousa é chegar a, pelo menos, 250 periódicos. Tendo em vista que foi nas tiras que o universo mágico do autor nasceu, podemos afirmar que essa "volta às origens" é providencial neste momento delicado dos quadrinhos. Por isso, vale a torcida pelo sucesso da empreitada.