Confins do Universo 216 - Editoras brasileiras # 6: Que Figura!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Matérias

Morre Luciana Giussiani,bruma das criadoras de Diabolik

1 dezembro 2001

br>

Luciana GiussianiFaleceu, no último dia 31 de março, na Itália, Luciana Giussani, uma das criadoras (ao lado da irmã, Ângela, que morreu em 1987) do personagem Diabolik. As causas da morte não foram divulgadas.

Diabolik surgiu em 1962, e tornou-se um dos mitos dos fumetti (forma como os quadrinhos são chamados na Itália). Ele é um anti-herói, um assassino frio, ladrão e calculista, capaz de proezas incríveis para furtar jóias, dinheiro e bens preciosos. Ao lado de sua amante, a também criminosa Eva Kant, invariavelmente vence os duelos contra o inspetor Ginko, seu eterno inimigo, de quem sempre fugia a bordo de um potente Jaguar-E.

DiabolikAs tramas são bem elaboradas, e o bandido utiliza uma série de truques para atingir seus fins, como engenhocas eletrônicas e vários tipos de disfarces, uma de suas especialidades.

Uma das razões do sucesso do personagem foi fugir da tradição dos quadrinhos da época, colocando o mal como vencedor nas batalhas contra o bem.

Em 1968, Diabolik foi transposto para o cinema, onde foi interpretado pelo ator John Philip Law (Alain Dellon chegou a ser cotado para o papel). Recentemente, ganhou uma série de desenhos animados, na Fox Kids, onde exploraram mais o seu lado "heróico", do que o de "gênio do crime", que ficou imortalizado nos fumetti.

No Brasil, Diabolik teve histórias publicadas pelas Editoras Vecchi e Record.

LI

[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA