Museu de arte moderna faz exposição de quadrinhos
O Sheldon Memorial Art Gallery, da Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, conhecido pelo seu enfoque ao modernismo americano, está construindo uma coleção permanente de quadrinhos para integrar suas galerias.
No mês passado, o memorial lançou uma exposição chamada Comics, Heroes and American Visual Culture, com uma nova perspectiva dos trabalhos de Dick Tracy, Pogo, Flash Gordon, Homem-Aranha, Super-Homem e Chris Ware.
"Artistas de quadrinhos desenvolveram vocabulários estéticos dinâmicos e marcantes que prendem e sustentam a atenção pela justaposição entre palavras e imagens. Enquanto os quadrinhos tendem a assustar os museus, críticos, e historiadores de arte, sua popularidade é medida pelas suas características estéticas", diz o texto na entrada da exposição.
Daniel A. Siedell, curador do museu, disse que pretende não só mostrar quadrinhos regularmente, mas também incorporá-los à coleção modernista. "O desafio que estamos procurando é como integrar isso à coleção que já temos", explicou.
O museu pretende comprar artes principalmente dos artistas Robert Crumb, Art Spiegelman e S. Clay Wilson.
"Queremos mostrar os quadrinhos no contexto de nossa coleção, para explorar todo o impacto desse gênero. Qual a relação entre essa arte e formas como o cubismo ou surrealismo? Essa é uma das questões que faremos a nós mesmos nesses dias".