Confins do Universo 218 - O infernal Hellboy
OUÇA
[adrotate group="9"]
Matérias

Museu de artes gráficas de São Paulo será aberto em fevereiro

2 fevereiro 2002

Por Sidney Gusman

Museu de Artes GráficasUm velho sonho dos fãs brasileiros da arte seqüencial está prestes a se realizar. No dia 20 de fevereiro será inaugurado, em São Paulo (Rua Voluntários da Pátria, 596 - Santana, próximo ao metrô Santana), o Museu de Artes Gráficas, o primeiro do gênero do País.

O premiado cartunista Laerte terá a honra de ver seu trabalho como tema da exposição inaugural do museu. O espaço é muito amplo e, com certeza, agradará bastante os visitantes. O logotipo foi criado pelo versátil Spacca.

O Museu de Artes Gráficas será do governo do estado de São Paulo e os originais ali expostos terão tratamento de primeiro nível, uma vez que o Arquivo do Estado (que fica no mesmo prédio) dispõe de tecnologia top de conservação e restauração de papel.

O acervo ainda esta em fase de captação de obras. Mesmo assim, alguns artistas já doaram originais, como Lourenço Mutarelli (todo as páginas de Transubstanciação), Spacca, Orlando, Zélio e Ciça, que cedeu 20 anos de tiras para o jornal Folha de S. Paulo. Os autores que estiverem interessados em colaborar com o museu devem entrar em contato pelo e-mail museumag@yahoo.com.br.

A idéia é contemplar no museu todas as formas de artes gráficas - história em quadrinhos, Cartum, caricatura, charge e ilustração. Por isso, a tendência é que haja uma variedade imensa de estilos nas obras.

Preocupada em fazer do Museu de Artes Gráficas muito mais do que um espaço apenas para aficionados, a direção já programou uma exposição didática permanente, que ficará no primeiro andar do prédio e será voltada especialmente para visitas escolares. Além disso, há possibilidade de o museu ter uma revista explicativa sobre o projeto.

LI

[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA