Confins do Universo 213 - Eddy Barrows: no caminho das lendas
OUÇA
[adrotate group="9"]
Matérias

Museu de Quadrinhos luta para não fechar as portas

1 dezembro 2001

International Cartoon Museum of ArtO International Cartoon Museum of Art, localizado em Boca Raton, na Flórida, continua sua luta para não fechar as portas. Mort Walker, fundador do museu e criador do Recruta Zero, conseguiu um empréstimo pessoal de 200 mil dólares "no último minuto" para o pagamento da hipoteca.

Esse é a última quantia disponível da linha de crédito que Walker arranjou ao hipotecar sua casa. "O poço de Walker está seco", disse ele. "A menos que consigamos um suporte financeiro com bases regulares, o futuro do museu é incerto". Esse empréstimo dá ao museu um prazo até outubro para conseguir 600 mil dólares e fazer o próximo pagamento. A dívida é de mais de 2 milhões de dólares.

Walker e sua esposa, Catherine, já ajudaram com mais de US$ 700 mil, mas é preciso mais. "Estamos procurando um cavaleiro branco, em seu cavalo negro. Alguém que virá e dirá 'Esse museu tem valor. Cartuns têm valor. Eles contam uma história'", sonha o criador. Walker imagina que, na situação atual, o museu deve permanecer aberto por apenas mais 2 meses.

"Quero que o museu sobreviva. Esta é a prioridade número 1 na minha mente, seja ficando aqui ou em outro lugar. Estou aqui há mais de 30 anos, e tem sido divertido, com muita satisfação, mas também dói muito continuar com isso. Mas, se não pudermos sobreviver aqui, iremos para outros lugares", explicou.

A situação começou a se agravar há 2 anos, quando o International Cartoon Museum of Art começou a parar de render o dinheiro que conseguia normalmente.

Nota do editor do UHQ: Eu tive a satisfação de visitar o International Cartoon Museum of Art duas vezes. Para quem ama os quadrinhos, o lugar é um sonho. Pensar na possibilidade de todo aquele maravilhoso acervo (a quantidade de originais de grandes artistas é inacreditável) não ser mais exibido ao público é, sem dúvida, uma notícia muito, muito triste. Infelizmente, não é só no Brasil que a arte seqüencial carece de incentivo...

[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA