Museu leiloa cartuns originais para sobreviver
No dia 19 de maio, o International Museum of Cartoon Art - IMCA vai leiloar peças originais de sua coleção. Estarão à venda trabalhos de Hal Foster, Chester Gould, Winsor McCay, Gil Kane, Chuck Jones, Jose Delbo, Mort Walker e outros.
A estrela do leilão é um storyboard de 1928, com seis páginas e 36 quadros, do desenho animado Crazy Plane, da Disney. É o primeiro desenho feito de Mickey Mouse, de acordo com Mort Walker, fundador do museu e criador do Recruta Zero.
O valor do storyboard é de aproximadamente 3,7 milhões de dólares. "Nós todos contamos com esse dinheiro", diz Walker. As dívidas do IMCA chegam a 2 milhões de dólares.
Mais de 600 itens, alguns doados e outros do acervo do museu serão leiloados na Guernsey's Auction House, de Nova York. Estão incluídos filmes de animação do desenho Branca de Neve e os Sete Anões (avaliados em US$24 mil) e tiras originais de personagens como Dick Tracy, Recruta Zero e Príncipe Valente.
"É provavelmente o maior leilão de cartuns da história", disse Walker. Ele é o primeiro a admitir que vender o desenho de Mickey Mouse é doloroso. "Mas não encontrei nenhum outro trabalho que nos traga milhões de dólares".
Mort Walker também enfrenta críticas de que leiloar o acervo vá contra o objetivo do museu, que é de guardar os valiosos e inestimáveis cartuns. "Simplesmente, se eu não fizer isso, teremos que fechar as portas", conclui.