Mythos lança Superman & Gen 13 Especial
Conforme havia adiantado ao Universo HQ, a Mythos Editora está lançando novidades a partir da segunda quinzena de agosto de 2001. Uma delas é Superman & Gen 13 Especial (edição especial de luxo, formato Mythos, 80 páginas, R$ 7,50).
Embora Adam Hughes seja mais conhecido por sua fabulosa arte (principalmente pela sensualidade das mulheres que desenha), ele também costuma se aventurar como escritor. E, certamente, não poderia ter melhor oportunidade como roteirista do que a de escrever este crossover.
De certa forma, o inédito encontro era um desafio. Mais do que envolver editoras diferentes, a aventura envolvia também personagens completamente diversos. Gen 13 é um grupo de adolescentes completamente irreverente e, como todos os jovens nessa fase da vida, debochados. Já o Superman é sério, honrado, íntegro, defensor da moral e dos bons costumes... tudo que um adolescente só pode rotular como "careta".
Pois foi justamente nessa distinção que Adam Hughes encontrou a base para sua história, originalmente publicada em três edições. Mais do que os eventos que envolvem o encontro entre os heróis, o autor explorou comicamente a forma nada respeitosa como os garotos do Gen 13 encaram o Superman e, com inteligência, desenvolveu o relacionamento entre eles durante a história.
Para desenvolver a vivência e capacidade de trabalho em equipe dos superadolescentes do Gen 13, o milionário John Lynch, patrono da equipe, costuma permitir que eles viajem sem supervisão. Desta vez, por escolha de Fairchild, fã ardorosa do Superman, Metrópolis é o destino da excursão.
Mal chegam à cidade, e os garotos se deparam com uma arrasadora batalha envolvendo o Homem de Aço e um gorila cibernético gigante. Fascinada ao ver seu herói em ação, Fairchild se distrai. Um erro fatal. Em instantes, a coitada é violentamente atingida pelo Superman, que acabara de ser golpeado por seu titânico oponente.
Preocupado, Superman socorre a jovem e constata que, embora inconsciente, ela parece ilesa. Zeloso, o herói deixa a "frágil adolescente" em um lugar seguro e volta para a batalha... mas antes a envolve em sua capa, para evitar que ela entre em estado de choque. Minutos depois, Fairchild acorda amnésica e, reconhecendo a célebre capa do Homem de Aço, conclui que ela é a Supergirl!
É aí que começa a encrenca... disposta a cumprir seu papel na luta pela verdade, justiça e os bons costumes, Fairchild tenta realizar superfaçanhas em Metrópolis. Infelizmente, suas aventuras resultam numa seqüência de desastres. Logo, o Superman e os outros integrantes do Gen 13 iniciam uma busca desesperada à jovem desastrada... antes que ela destrua a cidade inteira.
Outro destaque de Superman & Gen 13 é a arte de Lee Bermejo. Com um grande senso de realismo, ele não poupa esforços para criar backgrounds superdetalhados, dando um toque cinematográfico às cenas de ação.
Embora a história se passe num período anterior à transformação de Metrópolis numa cidade futurista pelo vírus tecnológico Brainiac 13 (mostrada na revista Superman Premium, da Editora Abril), Lee Bermejo exaltou a grandiosidade da cidade-base do Homem de Aço.