Confins do Universo 218 - O infernal Hellboy
OUÇA
[adrotate group="9"]
Matérias

Neil Gaiman fala sobre os direitos de Miracleman

1 dezembro 2001

Miracleman #17, o primeiro de Neil GaimanEsta semana caiu como uma bomba a notícia de que Todd McFarlane teria dado sua parte dos direitos autorais sobre Miracleman para Neil Gaiman. Tudo pode ter sido uma manobra do criador de Spawn para que Gaiman parasse de reclamar os direitos sobre Ângela (a inimiga do Soldado do Inferno) e outros personagens de sua criação.

O roteirista de Sandman veio a público para esclarecer essa questão, que já vem se desenrolando há alguns anos. "Em 1997, Todd prometeu, por escrito, que me daria todos os direitos sobre Miracleman, como pagamento, para usar Ângela, Spawn Medieval e Cagliostro. Pagaria também pelas republicações das histórias que escrevi em forma de graphic novel. Fiquei aliviado, já que havia um tipo de acordo", disse.

Miracleman #20Gaiman conta ainda que possui esse documento e, no momento, é detentor de 15% dos direitos sobre o personagem, graças à prévia transferência feita por Alan Moore e Mark Buckingham a ele.

Com a parte de McFarlane, Gaiman teria 85% dos direitos autorais do herói inglês. Os 15% restantes ainda estão com o desenhista Buckingham.

"Ele me mandou o filme de todas as graphic novels de Miracleman. Guardei isso e lhe enviei um fax perguntando pela transferência dos direitos por escrito, mas nunca tive resposta. Devia ter imaginando que algo estava errado quando os pararam os pagamentos", explicou Gaiman.

Miracleman #23, capa de Barry Windsor-Smith"Em fevereiro de 1999, recebi, inesperadamente, uma carta de Todd dizendo que tinha pensado melhor sobre o acordo, e que me daria os direitos em troca de eu lhe ceder os direitos sobre Ângela. Isso me pareceu estranho, uma vez que ele já havia me prometido os direitos. De qualquer maneira, ele não respondeu as minhas cartas, nem as dos meus advogados, para acabarmos logo com isso". Até onde Gaiman sabe, o acordo continua valendo, mesmo sem McFarlane ter lhe respondido.

Parece que Todd McFarlane está ignorando o acordo. Neil Gaiman disse que, se ele mudou de idéia e resolveu ficar com os direitos autorais, será uma surpresa.

Outra surpresa para Gaiman foi ver McFarlane usar o alter-ego de Miracleman, Mike Moran, em uma edição recente da revista Hellspawn, o que pode significar a volta do herói. "Ele não consultou a mim, nem ao Mark Buckingham sobre usar o personagem, o que seria estranho, já que ele possui 1/3 dos direitos", esclareceu. "Meus advogados me disseram que tenho chances de ganhar, caso brigue com ele na justiça".

Pra finalizar, uma bomba: Gaiman declarou que vai oferecer o inédito Miracleman #25 para Joe Quesada publicar, pela Marvel, como uma edição especial. O editor-chefe, claro, adorou a idéia.

Já Alan Moore, disse estar muito feliz por ter aberto mão dos direitos e não estar envolvido em toda essa confusão.

[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA