Confins do Universo 216 - Editoras brasileiras # 6: Que Figura!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Matérias

Novidades da DC Comics na Comic-Con International

1 dezembro 2001

br>

Zatanna, pintada por Alex RossComo é de costume no mercado de quadrinho americano, as editoras guardaram várias novidades para serem divulgadas na Comic-Con International, a maior convenção de HQs do mundo, que acontece em San Diego, Califórnia.

Apesar de todos terem seu espaço, inclusive pequenas editoras e independentes, as maiores expectativas sempre ficam por conta das principais companhias. Este ano não foi diferente, e a DC Comics anunciou seus planos e projetos para o segundo semestre e até para 2002. Veja o que rolou:

  • Paul Dini (um dos responsáveis pelos desenhos animados do Batman, Super-Homem e Batman do Futuro, além dos especiais de aniversário de 60 anos de alguns dos principais personagens da editora) produzirá uma nova série mensal, mais especificamente para o selo Vertigo. A linha de quadrinhos adultos da DC ganhará uma revista com Zatanna como protagonista. Os desenhos serão de Duncan Fegredo. Dini se diz fã da personagem e, inicialmente, queria fazer uma graphic novel com ela. Vários artistas estão sendo sondados para serem os capistas da série. Alex Ross já se ofereceu para produzir uma ou duas capas e Brian Bolland conversou com a editora sobre essa possibilidade. A idéia é uma mistura de humor negro e fantasia, algo engraçado e sexy.
  • A empresa WizKids fechou uma parceria com a DC e produzirá jogos com os personagens da editora no mesmo esquema do famoso Mage Knight (uma espécie de cards de RPG). A WildStorm também faz parte do acordo, sendo que os personagens dos dois estúdios poderão ser usados numa mesma partida. O lançamento será em 2002.
  • Todas as edições de títulos mensais de dezembro de 2001 serão autocontidas, com histórias fechadas, sem terem continuação nem sendo o desfecho de alguma trama. A idéia é apresentar os personagens e atrair novos leitores. Além disso, todas as capas serão uma espécie de pôster, como os de filmes, com uma representação de cada personagem. Os logotipos estarão integrados à arte da capa.
  • Adventures of Superman

  • O presidente Lex Luthor passará por uma drástica e inesperada mudança na edição comemorativa Adventures Of Superman #600. Já em Action Comics, Pascual Ferry assume como novo desenhista regular, a partir do número 786.
  • Phil Jimenez, escritor de Wonder Woman, trará a Ilha Paraíso de volta, e a Mulher-Maravilha arrumará um namorado. O criador planeja ficar no título por, pelo menos, mais um ano; e renovou seu contrato de exclusividade com a editora. Greg Rucka será o novo escritor regular da revista quando Jimenez resolver sair (seja lá quando isso acontecer).
  • Green Arrow #1 será relançado (mais uma vez!) pela DC Comics. Além disso, Kevin Smith escreverá uma história para a edição especial Green Arrow Secret Files.
  • Batman: Dark Knight Strikes Again

  • Por falar em Arqueiro Verde, o personagem participará dos números 5 e 6 da nova revista mensal do Gavião Negro. O escritor Geoff Johns disse que ele e Kevin Smith estão se divertindo com a história. Johns também descreveu a nova série da seguinte maneira: "Será inteligente como Starman, mas terá tramas mais sexys e com mais ação".
  • Já que falamos de Starman, como você sabe, a série mensal do personagem chegou ao final. Mas os fãs não precisam ficar tristes. O escritor James Robinson disse estar interessado em escrever mini-séries com o personagem e seus coadjuvantes. Tristeza, mesmo, só para os fãs brasileiros, que não conseguem ler essas ótimas histórias por aqui.
  • Agora é oficial: Batman - The Dark Knight Strikes Again, a continuação do clássico Cavaleiro das Trevas, será uma mini-série em três edições de 80 páginas. De acordo com o editor Mike Carlin, o primeiro número já foi desenhado e arte-finalizado e está sendo colorizado por computador pela mulher de Frank Miller, Lynn Varley. O segundo ainda está sem arte-final e cores.
  • Action Figure de DK2

  • Mal foi lançada a mini-série Daredevil: Yellow, Jeph Loeb e Tim Sale já estão juntos em um novo projeto, agora pela DC. Não foram dados maiores detalhes, mas Loeb comentou "Pense nisso como Super-Homem: As Quatro Estações se encontrando com Batman: O Longo Dia das Bruxas".
  • The Power Company, o novo supergrupo da DC - cuja revista mensal será escrita por Kurt Busiek e terá desenhos de Tom Grummett -, estreará numa história de 16 páginas publicada na edição de dezembro de JLA, a primeira com a nova equipe criativa, formada por Joe Kelly e Doug Mahnke. Todos os membros do grupo serão apresentados em janeiro, num evento que está sendo planejado. Entre os convidados especiais, estão Super-Homem, Superboy, Mulher-Maravilha, Asa Noturna, Flash (Barry Allen) e Lanterna Verde (Hal Jordan).
  • Empire, título da recém-fechada Gorilla Comics, escrito por Mark Waid e com desenhos de Barry Kitson, será lançado pela DC como uma mini-série em seis edições. Os dois números que saíram pela Gorilla serão republicados. Segundo o editor Mike Carlin, nenhum outro título daquele estúdio está nos planos, mas a editora se diz aberta para conversas com os criadores.
  • Empire

  • A edição de novembro da maxi-série Just Imagine Stan Lee Creating DC Universe apresentará o Flash, com arte de Kevin Maguire. Na aventura será contada a história de Mary Maxwell, uma estudante de 20 anos que ganha poderes quando seu pai - um cientista - mistura o DNA do veloz animal colibri (ou beija-flor) ao DNA de sua filha. Antes de poder testar suas novas habilidades, ela tem que deter o grupo terrorista S.T.E.A.L.T.H., que pretende usar as pesquisas de seu pai para viajar através do tempo.
  • O próximo especial de Paul Dini e Alex Ross, em comemoração aos 60 anos da Mulher-Maravilha, mudou de nome. Agora se chamará Wonder Woman: Strength Of Will, e será lançado em novembro de 2001.
  • Mike Carlin comentou que os leitores verão o Capitão Marvel de volta, em breve, possivelmente com uma nova revista mensal. Por enquanto, nada de datas ou equipe criativa. Carlin disse que a editora está esperando um pouco para mostrar o retorno do herói.
  • Judd Winick, escritor da revista do Lanterna Verde, disse gostar muito do personagem John Stewart, e que gostaria de se concentrar mais nele. Outro projeto sendo analisado pelo artista é fazer uma história contando o primeiro encontro entre o Super-Homem e o Capitão Marvel. Nada definido ainda.
  • Judd Winick

  • Winick também tem planos para a Vertigo. Ele está trabalhando numa mini-série em seis edições, ainda sem título definido. Apenas revelou que se tratam de vampiras sexys. "É diferente de tudo que já tenha se visto na Vertigo antes", disse o escritor. Os desenhos serão de Tom Coker.
  • Será publicada uma revista mensal da Liga da Justiça, direcionada para crianças, baseada no novo desenho animado da equipe. O lançamento acontecerá simultaneamente com a estréia na TV, pelo canal Cartoon Network. A série terá equipes criativas rotativas.
  • Gilbert Hernandez, de Love & Rockets, escreverá e ilustrará uma mini-série em cinco edições para a Vertigo, chamada GRIP. "Eles o chamam de Mike Chang, mas ele não tem idéia se esse é realmente seu nome", explica a DC. "Como ele tenta descobrir quem é, e o que está acontecendo, muitas pessoas surgem para atrapalhar ainda mais. Detetives fazem perguntas, gângsteres o querem para descobrir alguns segredos e misteriosas mulheres parecem estar apaixonadas por ele. Mike Chang - se esse for mesmo o seu nome - tem um terrível pressentimento de que ele pode ser uma má pessoa".
  • A graphic novel Road to Perdition (que será publicado em breve no Brasil pela Via Lettera, sob o título Estrada para a Perdição), de Max Allan Collins e Richard Piers Rayner, será republicada. A história está virando filme, pelas mãos do diretor Sam Mendes (Beleza Americana), e terá Tom Hanks no elenco.

Além dessas novidades, a editora lançará um CD-ROM chamado DC Comics Collected Edition Library. No primeiro volume serão apresentados 100 títulos selecionados, que somam 400 páginas de desenhos. A princípio, o CD foi distribuído para vendedores, que darão um retorno à DC quanto à sua funcionalidade e usabilidade. Serão apresentadas histórias de todos os estúdios sob o comando da editora, incluindo Vertigo, WildStorm, Paradox Press e Will Eisner Library.DC Comics Collected Edition Library

Cada título apresenta o preço, descrições editoriais, imagem de capa (que pode ser impressa) e três páginas de preview, além de outras coisas. Fazem parte desse volume Batman - O Cavaleiro das Trevas, O Reino do Amanhã, Watchmen, toda a biblioteca de Sandman, The Authority: Under New Management e Um Contrato com Deus.

Além disso, o usuário pode montar seu próprio checklist e mandar imprimir, para ajudá-lo na hora das compras do mês.

Os executivos da DC se mostraram empolgados com o projeto e sua capacidade de crescimento futuro. É a primeira vez que uma grande editora faz algo do tipo. Uma versão atualizada está sendo planejada para ser distribuída gratuitamente com o lançamento de uma nova encadernação de Sandman: Prelúdios e Noturnos, que reúne os primeiros sete números da revista mensal do Mestre dos Sonhos, escrita por Neil Gaiman.

LI

[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA