Confins do Universo 218 - O infernal Hellboy
OUÇA
[adrotate group="9"]
Matérias

Novo Universo HQ comemora 1 ano de vida

5 março 2002

1° Aniversário do novo Universo HQÀs vezes, o tempo passa tão rápido que mal nos damos conta disso. Foi no dia 3 de março de 2001 que a nova versão do Universo HQ fez a sua estréia. Maior, mais abrangente e com a proposta de trazer sempre informações do que acontecia no mundo dos quadrinhos e cinema, novas seções foram criadas, e as atualizações passaram a ser diárias!

Claro que isso também envolveu muito mais trabalho. E que trabalho! Ou você acha que cuidar do site envolve apenas ler revistas e ver filmes? :o)

Com a proximidade da ocasião, resolvemos fazer uma pequena retrospectiva de tudo que aconteceu nos últimos 365 dias com o UHQ. Afinal de contas, já dizia uma velha música: recordar é viver.

108 reviews de filmesComo as atualizações são diárias, a seção de notícias acaba sendo a mais movimentada. Ao todo, foram nada mais nada menos que 895 de quadrinhos e 160 de cinema. Nas HQs, notas sobre o mercado brasileiro, americano, europeu e japonês foram presenças constantes.

O setor de reviews é um dos mais acessados do site. Por isso, eles também têm uma presença marcante. Foram 305 de quadrinhos, analisando edições para todos os gostos e gêneros, sejam nacionais ou importadas. Na parte de cinema, foram resenhados 108 filmes.

Joe QuesadaOutra seção muito elogiada pelos nossos leitores é a de entrevistas, na maioria das vezes, EXCLUSIVAS. Nesse período, foram 14 entrevistas com escritores, artistas e editores. Todas com um lugar de destaque dentro das comemorações deste ano. Nomes como Will Eisner, Joe Quesada, Lourenço Mutarelli, Jim Starlin, Miguelanxo Prado, Neil Gaiman e tantos outros marcaram este ilustre setor. A de Neil Gaiman rendeu grande repercussão até mesmo no exterior, sendo postada, na íntegra, no fórum do site de Warren Ellis e gerando pedidos de autorização ao Universo HQ para ser reproduzida em italiano e espanhol, por sites estrangeiros.

25 Matérias de HQNosso leitor gosta de saber de todos os detalhes possíveis sobre sua revista ou filme prediletos. Por isso, também há espaço para matérias especiais. Foram 25 de quadrinhos e 10 de cinema.

Quadrinhos Pelo MundoE tem mais! São nove colunas sobre HQs, e duas da sétima arte. É verdade que estão um pouco menos movimentadas, mas logo isso mudará de figura! Mesmo assim, não tem como não se deliciar com algumas delas, como a Quadrinhos pelo Mundo, de Sonia Luyten, concorda?

Além disso, foram centenas de lançamentos no Checklist, e uma grande interatividade com os leitores, seja em promoções que realizamos, por e-mail ou pela seção de cartas!

Contos: Sonhos de um Morcego, arte de Tomo Maeichioka, um dos desenhistas oficiais do Universo HQMas quem entra em um site sobre quadrinhos, mesmo que seja informativo, não vai reclamar se tiver algumas histórias para poder ler, certo? Por isso, o Universo HQ criou seções como HQs On-Line (com quatro histórias publicadas), Contos (com duas aventuras) e Charges (34 ilustrações, até agora, para você se divertir).

Os contos e as charges (em sua maioria), foram ilustrados pelos desenhistas oficiais do UHQ - J.J. Marreiro, Daniel Brandão e Tomo Maeichioka - escolhidos através de um concurso realizado no início do ano passado.

Continuando nessa linha, tem ainda a seção de Tiras. Durante três meses, seis tiras foram atualizadas diariamente. Três de artistas brasileiros consagrados, como Flavio Colin (Vizunga), Júlio Shimamoto (O Gaúcho) e Renato Canini (Tibica); e três de talentosos e novos quadrinhistas como Antonio Cedraz (Turma do Xaxado), Luis Augusto Gouveia (Fala Menino!) e Flávio Luiz (Rota 66). Infelizmente, a seção teve que dar uma parada, mas estamos estudando meios para que ela volte logo!

Universo HQ na Imprensa, artigo da publicado na estréia do novo Universo HQFelizmente, esse trabalho todo acabou sendo reconhecido de diversas formas. O Universo HQ apareceu em dezenas de veículos de imprensa do Brasil inteiro em matérias ou notas elogiando o trabalho do site. Entre os jornais, podemos destacar O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Zero Hora (Porto Alegre), O Povo (Fortaleza), Jornal do Commercio (Recife), Gazeta do Povo (Curitiba) e outros. Também obtivemos espaço em revistas como Superinteressante, Trip, Herói.com.br, Sexy e Sci-Fi News; sites do Brasil e do exterior (inclusive o da Marvel, que destacou nossa entrevista com Joe Quesada); e até na TV, no Jornal do SBT e no programa Afinando a Língua, do Canal Futura.

Equipe do UHQ recebe o troféu HQ MixOutra experiência muito gratificante aconteceu no dia 11 de maio de 2001, quando a equipe do Universo HQ participou de um chat no UOL, a convite do site Heróis.com.br, da Editora Abril, e quebrou o recorde de audiência dos bate-papos realizados até então, com 304 participantes. A marca anterior era de 170.

Pra fechar com "chave de ouro", em 2001, o Universo HQ recebeu o troféu HQ Mix de melhor site sobre quadrinhos do Brasil no ano 2000.

Mas o melhor reconhecimento é o que vem dos leitores, que, felizmente, não param de aumentar, fazendo nosso número de acessos aumentar dia a dia.

E tudo isso foi "apenas" neste 1 ano do novo Universo HQ. Se fossemos contar os dois anos de vida do site (que nasceu no dia 5 de janeiro de 2000, esta sim nossa data de aniversário), muita coisa ainda deveria estar aqui. Mas isso já é uma outra história, que será contada num outro dia!

Charge de J.J. Marreiro colorida por Fernando Lima

[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA