Confins do Universo 202 - Guerras Secretas: 40 anos depois
OUÇA
Matérias

Novos lançamentos da Panini

1 dezembro 2001

Daredevil: yellow #6Mais um capítulo na acirrada concorrência no mercado brasileiro de quadrinhos começou essa semana. Depois da estréia da linha Planeta DC, da Editora Abril, a Panini Comics contra-ataca com uma série de novidades e lançamentos para este segundo semestre, sem deixar de dar um leve "cutucão" parodiando o slogan da concorrente. "Eles perguntaram: 'Vai Encarar?' Nós Encaramos!".

Será que o clima de guerra que está acontecendo nos Estados Unidos se repetirá aqui?

A "enxurrada" começa com Demolidor: Amarelo (Daredevil: Yellow), de Jeph Loeb e Tim Sale. Nesta minissérie, em três edições, formato millennium, programada para julho, os criadores de O Longo Dia das Bruxas e Super-Homem - As Quatro Estações mostram os primeiros dias da carreira do Homem Sem Medo, bem como o triângulo amoroso envolvendo Matt Murdock, Foggy Nelson e Karen Page.

Homem-Aranha, de J. Michael StraczynskiO mês de julho também traz grandes mudanças para os títulos regulares da editora. Em Homem-Aranha, tem início a fase de J. Michael Straczynski, criador do seriado Babylon V, sucesso de crítica e público no mundo inteiro. A revista passa a apresentar também histórias de Tangled Web, que reúne criadores consagrados em arcos fechados. O primeiro deles é do polêmico Garth Ennis, de O Justiceiro.

Mas as principais mudanças foram reservadas para X-Men Extra, que entra numa nova fase, com a estréia de três títulos: X-Treme X-Men, de Chris Claremont e Salvador Larocca, narrando a busca dos Filhos do Átomo pelos diários perdidos de Sina; X-Force, de Peter Milligan e Mike Allred, numa série bastante elogiada; e Exiles, com as desventuras de um grupo de mutantes tentando salvar não uma, mas várias realidades. No decorrer do ano, passam a integrar o mix da revista as minisséries da linha Icons, começando com Vampira (agosto), seguida por Ciclope (dezembro).X-Treme X-Men #1

A maioria das novidades está reservada para o mês de agosto. Serão vários títulos, trazendo:

  • Marvel Mangaverso: os mais tradicionais heróis da Marvel reinterpretados na estética do mangá. Em cinco edições, a série marca o lançamento da linha econômica Panini.
  • Gundam Wing: primeiro produto da Panini Comics fora da linha Marvel, o mangá sucesso em desenho animado chega para fascinar os amantes do quadrinho japonês. Série quinzenal.
  • X-Men Evolution: da TV direto para os quadrinhos chega a adaptação do desenho animado exibido no Brasil pelo Cartoon Network. O título foi recentemente cancelado nos Estados Unidos.
  • Gundan

  • Quarteto Fantástico (Carlos Pacheco e Jesus Merino) e a comentada nova fase do Capitão Marvel (Peter David e Chriscross): ambos numa revista mensal de 52 páginas.
  • Marvel Apresenta: revista bimestral, sempre com histórias fechadas. A edição de estréia apresenta Wolverine & Hulk, de Sam Kieth, lançada este ano nos Estados Unidos. Os dois números seguintes terão Viúva Negra: Breakdown (lançamento em outubro) e Banner, de Brian Azzarello e Richard Corben (dezembro).
  • Marvel Knights: série mensal com aventuras publicadas na revista americana homônima, que reúne os personagens Demolidor, Justiceiro, Viúva Negra, Mestre do Kung Fu, Cavaleiro da Lua e outros. Este título também foi cancelado nos Estados Unidos.

FuryNos títulos regulares, o destaque vai para Paladinos Marvel, que traz para o Brasil o primeiro título do selo MAX: a série Fury, de Garth Ennis, escolhida pela revista Rolling Stone como "o gibi mais irado de 2002".

Setembro também reserva novidades para os fãs dos X-Men, com o início da fase de Grant Morrison e Frank Quitely no título regular dos Filhos do Átomo. E de Extinção, primeiro arco da dupla, rendeu a Morrison a indicação ao prêmio Eisner de melhor roteirista, junto com Quarteto Fantástico 1234 (série já publicada em Paladinos Marvel).

Os admiradores do Homem-Aranha também não terão do que se queixar: a aguardada aventura que coloca o aracnídeo mais famoso do mundo diante da tragédia do World Trade Center chega às bancas um ano após o atentado, em edição especial.

New X-Men #114Em novembro, um título muito aguardado faz sua estréia em Marvel Millennium Homem-Aranha: The Ultimates, de Mark Millar e Brian Hitch, mostrando a versão millennium dos Vingadores. No mesmo mês, sairá a minissérie da linha Icons, desta vez enfocando o Homem de Gelo, em três partes.

E, em dezembro, Spider-Man: Blue, minissérie em três partes, formato millennium, da mesma dupla de criação de Demolidor: Amarelo, Jeph Loeb e Tim Sale.

Outro assunto que tem dado o que falar é a possibilidade da Panini lançar revistas em formatinho. O editor Fernando Lopes conversou com o Universo HQ sobre esses rumores. "Não haverá qualquer mudança na linha regular de títulos da editora", disse.

Marvel Manga"Todas as revistas publicadas atualmente (X-Men, X-Men Extra, Homem-Aranha, Paladinos Marvel, Marvel 2002 e Marvel Millennium: Homem-Aranha) continuarão no formato millennium", enfatizou Lopes.

Entretanto, o UHQ não obteve resposta ao entrar em contato com a editora para esclarecer se o lançamento da linha econômica tem a ver com mudança de preço, de formato ou de ambos.

Portanto, leitor, faça sua lista de compras e prepare seu bolso!

Samir Naliato e Marcelo Naranjo já abriram uma conta no banco para poupar dinheiro e tentar comprar todas as revistas que têm chegado às bancas recentemente. Mas, segundo eles, isso é temporário, e tudo se acalmará quando ganharem na loteria.

 

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA