Confins do Universo 218 - O infernal Hellboy
OUÇA
[adrotate group="9"]
Matérias

O fim da Gorilla Comics

1 dezembro 2001

Gorilla ComicsQuando foi criada, no começo do ano passado, a Gorilla Comics foi notícia em todos as publicações e sites que abordam quadrinhos. Alguns dos criadores de maior renome no mercado, todos fazendo grande sucesso na DC Comics e Marvel, resolveram se juntar e lançar sua próprias revistas, com total liberdade criativa. Eram eles Kurt Busiek, Mark Waid, George Pérez, Karl Kesel, Barry Kitson, Tom Grummett, Stuart Immonen, Joe Kelly, Mike Wieringo e Todd Dezago; e a Gorilla acabou sendo um selo da Image Comics.

Shock RocketsMas as coisas acabaram não saindo como o esperado. Os lançamentos eram muito irregulares e sofriam com constantes atrasos. Joe Kelly, por exemplo, nem chegou a ter sua revista publicada. Com Mark Waid e George Pérez assinando contrato de exclusividade com a CrossGen Comics, a situação piorou. Vários rumores falavam sobre o destino da editora, e o editor-chefe da Image, Jim Valentino, chegou a fazer declarações não muito animadoras.

Agora, Kurt Busiek decretou, oficialmente, o encerramento das atividades da Gorilla Comics. "No fim de maio fecharemos o site. Não tendo projetos no momento, com exceção de Tales of Tellos (de Todd Dezago), simplesmente não há material suficiente programado para justificar que ele fique funcionando", declarou.

Crimson Plague #01Quanto às publicações, Busiek disse que algumas edições tiveram que ser pagas do próprio bolso dos autores. "O resultado, vocês sabem bem. Lançamentos atrasados, produções dificultadas e outras coisas. Alguns de nós se saíram melhor do que outros, mas todos deram o seu melhor".

"Não há editoras nem escritórios para serem fechados. Não há contratos para serem cancelados. Nós fizemos as revistas com nossos esforços, como aliados, como amigos. Não há razão para isso acabar", disse.

Busiek também analisou este pouco mais de um ano de atividades. "A melhor parte, apesar das dificuldades e dos atrasos, é que a Gorilla era dos criadores, e sempre tivemos total controle e liberdade em nossos títulos. Todos nós criamos algo novo, e com ou sem ela, essas revistas ainda nos pertencem, e podemos continuá-las se quisermos, através da Image ou qualquer outra editora. Estamos orgulhosos do que foi feito".

Section Zero"Gostaríamos de agradecer a todos da Image - principalmente Jim Valentino, Anthony Bozzi, Brent Braun e Traci Hale - pela sua ajuda e apoio, e da Comicraft - incluindo Richard Starkings, Eric Wong, Jason Levine e o querido e talentoso John Roshell, designer e webmaster do nosso site. Obrigado ao vendedores, revisores e jornalistas que nos ajudaram a divulgar nosso trabalho. E, claro, um agradecimento especial aos leitores, que acompanharam e desfrutaram as revistas. Sem vocês nada disso teria sentido", concluiu o autor.

Cada um dos envolvidos no projeto escreveu uma "carta de despedida", que foi publicada no site da editora. Os endereços são:

Mark Waid & Barry Kitson (Empire)
Kurt Busiek & Stuart Immonen (Shockrockets e Superstars)
Karl Kesel (Section Zero)
George Pérez (Crimson Plague)
Todd Dezago (Tellos)

[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA