Confins do Universo 214 - Assim como nossos pais...
OUÇA
[adrotate group="9"]
Matérias

O pioneiro Angelo Agostini ganha edição à altura de sua obra

8 junho 2002

Os americanos consideram as histórias em quadrinhos como sendo invenção sua, sendo a primeira de todas Yellow Kid (Menino Amarelo). Mas se você também acredita nisso, prepare-se para pensar diferente.

A Editora do Senado Federal, através do pesquisador Athos Eichler Cardoso, está publicando uma edição revista e atualizada de As Aventuras de Nhô Quim (1869) e As Aventuras do Zé Caipora (1883).

As duas obras, anteriores à criação do Menino Amarelo, são frutos da criatividade de Angelo Agostini, italiano naturalizado brasileiro, artista politizado, republicano, anticlerical e abolicionista. Ele colaborou e publicou em diversas revistas, entre elas Diabo Coxo, O Cabrião, O Mosquito e O Malho.

Nhô Quim trata das trapalhadas de um caipira rico e ingênuo, e seus problemas junto à corte. Zé Caipora tem temática similar, tratando do conflito de um caipira em meio à vida urbana. Ambas têm caráter crítico, satirizando costumes políticos e sociais da época. Este último, inclusive, foi o primeiro folhetim ilustrado e a primeira novela gráfica do mundo!

A obra de Agostini é considerada inovadora. Foi pioneira em diversos pontos, tanto em termos de linguagem visual quanto narrativa, tendo feito histórias dramáticas, de ação e até criando suspense. Esteve à frente de seu tempo, e esta obra é uma grande fonte de conhecimento e pesquisa para todos os interessados no assunto.

O Menino Amarelo é considerado a primeira HQ do mundo por conter elementos como balão e moldura, mas, talvez seja hora desses critérios serem revistos. Afinal, como mostra esse livro, e como atestam alguns pesquisadores ao redor do mundo, esse ilustre ítalo-brasileiro tem méritos suficientes para pode aspirar esse título.

[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA