Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Matérias

Pandora Books assume a publicação de Estranhos no Paraíso

25 abril 2002

Por Sérgio Codespoti

Estranhos no Paraíso, agora na Pandora BooksCriadas por Terry Moore, as amigas Francine e Katchoo vivem um relacionamento conturbado na série Estranhos no Paraíso. Com tramas que misturam ação, romance, conspirações criminosas, humor e drama, a série acabou por conquistar a simpatia dos leitores e troféus em várias premiações especializadas em quadrinhos nos Estados Unidos.

Agora, a editora Pandora Books anunciou ter adquirido os direitos de publicação não só para o Brasil, mas também para Portugal. "Estranhos no Paraíso é um material que já foi publicado por aqui e atraiu muita gente, além de ter recebido grande destaque da mídia. E, talvez o mais importante, é um material que agrada muito às mulheres, um público com o qual o mercado de quadrinhos deveria se preocupar mais", disse o editor Maurício Muniz ao Universo HQ.

E quanto aos leitores "além-mar"? Ganharão edições produzidas especificamente para eles? "Isso ainda não está definido. Mas, provavelmente, vamos começar a lançar em Portugal desde o início da série, o que implica em edições feitas especialmente para o mercado de lá", explicou.

A editora lançará Estranhos no Paraíso em formato livro, a partir do ponto em que foram interrompidas por aqui. O lançamento acontecerá no segundo semestre, com o volume It's a Good Life (ainda sem nome em português), obra indicada ao prêmio Eisner Award como Melhor História em 1996. "Originalmente, a série tem 4 histórias. Aqui, será lançada num livro de 96 páginas em formato americano", esclarece Muniz.

Nos planos da editora está ainda a republicação do início das aventuras de Katchoo e Francine, apresentadas originalmente nos volumes Strangers in Paradise (Volume 1) e I Dream of You. A Pandora planeja relançar em formato livro junto com alguns extras, como tiras originais e sketches. Mas, antes, deve sair na Europa.

A Pandora contatou Terry Moore já há bastante tempo, através do estúdio Abstract Studios, que pertence ao artista e sua esposa, Robyn. "Mas a série já estava comprometida com outra editora. Mantivemos contato com eles através dos anos e, um dia, por acharem que a editora anterior não estava dando a atenção devida ao material, aceitarem nossa proposta", explicou.

Estranho no Paraíso já foi publicado no Brasil pela Editora Abril (uma minissérie em três partes, em 1998) e teve dois álbuns (Sonho com Você 1 e 2) lançados pela Via Lettera em 2000.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA