Pandora Books cancela The Authority e Tom Strong
Por Samir Naliato
Os fãs que se entusiasmaram com o anúncio do lançamento de The Authority #4 não terão motivos para permanecer assim por muito tempo. A Pandora Books confirmou que está cancelando a revista, e que o mesmo acontecerá com Tom Strong. A quarta edição de The Authority foi publicada com menos páginas justamente por este motivo.
"O motivo é o mais simples que pode haver: as revistas não estavam vendendo bem", explicou o editor Maurício Muniz. "Desde o primeiro número, nenhuma delas teve um bom desempenho. O Authority, que começou como uma minissérie com preço de capa baixo e depois virou revista em formato americano, com Planetary como back-up, teve vendas baixas nas duas encarnações".
Às baixas vendas, somam-se os altos valores de royalties envolvidos, além do custo de produção da revista, o que tornou difícil manter o título. Mas parece que já existe outra editora de olho no material. "A Pandora pede desculpas aos leitores, mas a boa notícia é que esses títulos já têm uma casa nova no Brasil. Não podemos ainda revelar quem é a nova editora... eles mesmos vão revelar as novidades quando acharem que o momento é apropriado", disse Muniz.
"Não sei quais são os planos da nova editora pra esses materiais, mas tenho certeza que, devido à sua estrutura, eles terão condições de fazer um trabalho melhor com os títulos", aposta.
Em The Authority # 4 será publicado o final do arco de histórias Naves Dimensionais. "Vamos honrar o compromisso com os leitores, mas não colocamos o Planetary na revista, entre outros motivos, pra deixar o caminho livre pra próxima editora", esclareceu o editor.
Maurício Muniz falou ainda sobre os problemas com o atraso de lançamentos e produção das revistas. "A Pandora tem sofrido muito nos últimos meses com problemas de periodicidade e de qualidade de impressão, além da queda em vendas que todas as revistas em quadrinhos, em todas as editoras, tiveram no último ano. O cenário chega a ser assustador", analisou.
Com tudo isso, a editora fará uma reestruturação interna. "A editora vai começar a diversificar sua linha editorial. Publicar apenas quadrinhos, hoje em dia, é suicídio corporativo", afirma Muniz. Nos planos estão a publicações de livros e revistas de entretenimento.
"De qualquer forma, eu sempre serei fã de quadrinhos e não pretendo parar de publicá-los", confessa. "O que vamos fazer é uma espécie de 'De Volta às Origens', trazendo de volta alguns títulos e personagens que há um bom tempo vêm sendo cobrados pelos leitores". Com essa volta às origens, materiais da editora inglesa 2000AD podem estar retornando.
Algumas séries continuarão marcando presença na editora, como Sin City, Star Wars e Groo. "São prata da casa", definiu. "Além disso, fechamos contratos novos com alguns materiais muito legais. Só não vou divulgar quais são enquanto não conseguirmos resolver nosso problema de periodicidade. Mas, tanto nas revistas pra bancas, quanto nos livros em quadrinhos, os leitores que curtem materiais mais adultos e elaborados vão ter boas surpresas".
"Eu, particularmente, quero voltar a me divertir fazendo quadrinhos, o que não estava acontecendo já há um bom tempo", terminou Muniz.
Aguarde mais detalhes assim que os novos lançamentos da Pandora Books forem divulgados.