Confins do Universo 216 - Editoras brasileiras # 6: Que Figura!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Matérias

Pandora cancela Almanaque Marvel e anuncia novos títulos

5 abril 2002

Por Sérgio Codespoti

Propaganda da revista Almanaque Marvel, mostrando os persongaens da Marvel que a pandora Books pretendia trazer ao mercadoO terceiro número da revista Almanaque Marvel traz uma desagradável surpresa para os leitores: o anúncio do cancelamento da revista.

De acordo com os editores da Pandora Books, o título deixou de ser competitivo após o lançamento das revistas da Panini/Marvel.

Segundo o editor da Panini Comics, Fernando Lopes, inicialmente a editora não tem nenhuma previsão de trabalhar com os materiais que vinham sendo publicados pela Pandora - Deadpool, Garota-Aranha e Geração X.

Num texto na própria revista, a Pandora lamentou o cancelamento e fez questão de esclarecer os motivos do mesmo, ressaltando que não deixará nenhuma história sem final.

Quando decidimos lançar esta revista, o mercado parecia extremamente favorável para um título mais popular, que trouxesse várias histórias e tivesse um preço de capa acessível e justo, uma vez que as demais revistas da Marvel sendo publicados por outra editora eram um tanto caros e dirigidos apenas a um público mais seleto. Assim, tentamos reunir o maior número possível de personagens disponíveis da Marvel que não causariam problemas de cronologia para ninguém e definimos a programação de um ano inteiro.

O grande problema é que a situação da Marvel no Brasil sofreu mudanças radicais e inesperadas. Uma outra editora (que pertence ao mesmo grupo da própria Marvel!) veio para o Brasil e assumiu todo o Universo Marvel, lançando seis títulos em formato maior e um preço muito difícil de competir.

Nós sempre tivemos plena consciência de que os materiais escolhidos por nós para o Almanaque Marvel não pertenciam ao chamado "primeiro escalão", mas eram os disponíveis naquele momento e estavam dentro da preferência dos nossos leitores. Mas, como qualquer um que acompanhe o mercado americano sabe, dos três títulos que compõem o elenco regular da revista, dois já foram cancelados e o outro nunca foi um sucesso estrondoso.

X-Men/Clandestine #1Então, como nós poderíamos manter o Almanaque quando esta nova editora oferece o que há de melhor do Universo Marvel (leia-se: os heróis mais famosos), num papel melhor, formato maior e a um preço muito reduzido? Se você, por alguns instantes, pensar como um editor na nossa situação, concordará que não há a menor chance que um título como Almanaque Marvel continue a ter uma vida própria.

Contatado por telefone pelo Universo HQ, Maurício Muniz, editor da Pandora Books, lamentou o cancelamento da revista, repetindo as razões citadas acima, mas fez questão de adiantar diversos planos da editora.

A Última TentaçãoEntre os lançamentos, está chegando às bancas a primeira parte de minissérie X-Men/ClanDestine, já anunciada pelo Universo HQ, (duas partes, 48 páginas, formato americano, R$ 5,90), com arte de Alan Davis; a terceira parte de Astro City; Capitão Bretanha #3; e ainda este mês deve chegar às livrarias o álbum A Última Tentação, da dupla Neil Gaiman e Michael Zulli. A obra inaugura a linha de livros da editora.

Esta linha deve ser publicada bimestralmente e já tem outros lançamentos programados. Entre eles: Sin City: Noite da Vingança, formato americano em preto e branco; Hard Boiled - À Queima Roupa (isso mesmo, aquela minissérie da Metal Pesado/Atitude, que foi cancelada no segundo número), os três volumes encadernados numa única edição em preto e branco no formato original; Concreto, o aclamado personagem de Paul Chadwick volta a sair no Brasil numa coletânea que deve publicar seu material desde o início, incluindo algumas edições já lançadas pela extinta editora Toviassú, no início da década de 1990.

Concrete - Complete Short Short Stories 1986-1989Como o UHQ adiantou há algumas semanas, a série The Authority também volta, mas numa nova revista em formato americano, em maio, juntamente com Planetary, outro título muito elogiado da Wildstorm. A revista continuará com as aventuras de grupo, dando seqüência à primeira minissérie. A editora também cogita publicar o crossover Authority/Planetary, mas isso ainda está sendo estudado.

Tom Strong, de Alan Moore e Chris Sprouse, é outro título da linha ABC que passará a ser publicado aqui, ganhando revista própria, que também trará as aventuras de Top 10, de Alan Moore e Gene Ha.

Além disso, Muniz disse que a editora também publicará Groo e Crimson, este último numa minissérie de três partes.

Mas a maior novidade é a publicação de séries do universo Star Wars, da Dark Horse. Sem entrar em muitos detalhes, Muniz disse que a editora deve lançar minisséries e edições especiais de Star Wars, simultaneamente ao lançamento no Brasil, de Star Wars - Episódio II - O Ataque dos Clones. O editor garantiu que não se trata de uma adaptação do filme, e sim das séries mais interessantes, que há anos são publicadas pela Dark Horse.

Star Wars: Darth Maul Star Wars: Jango Fett Star Wars: Jedi Council - Acts of War
Algumas das minisséries e edições especiais recentes, da Dark Horse, com os personagens de Star Wars

[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA