Panini explica republicação de história do Homem-Aranha
Por Samir Naliato e Sidney Gusman
Os fãs da Marvel que compraram a revista Homem-Aranha # 2, lançada este mês pela Panini Comics, tiveram uma surpresa. E bem desagradável para muitos. A história intitulada O Beijo - escrita por J.M. DeMatteis e com desenhos de John Romita Sr. (que desenhou o personagem entre as décadas de 1960 e 70) - já havia sido publicada pela Editora Abril, em Homem-Aranha #201 (formatinho, março de 2000).
Na trama, Peter Parker vê fotos de Gwen Stacy em um álbum de fotografias e relembra da última noite que ele e sua ex-namorada passaram juntos, antes de ela ser assassinada pelo Duende Verde. Foi publicada originalmente no título Webspinners #1, em 1999.
Para quem não teve a chance de ler a aventura, essa é uma boa oportunidade. Entretanto, muitos leitores reclamaram de comprar a revista com uma história repetida, ainda mais com tanto material inédito nas mãos da Panini.
Além disso, como a editora tem buscado estabelecer uma comunicação mais efetiva com os leitores, procurando mantê-los sempre bem informados, é no mínimo estranho não haver sequer um aviso sobre a republicação no interior da edição. Isso soou como um erro de programação.
Fernando Lopes, editor das revistas da Marvel no Brasil, falou com o Universo HQ para esclarecer os motivos da republicação. "Precisávamos de uma boa história para fechar a edição. Tínhamos algumas opções, que não nos agradavam. Aquele é um belo conto sobre o Aranha e uma fase importante de sua vida, que combinava perfeitamente com a saga anterior da edição", explicou. "Como já tinha sido lançado há cerca de dois anos, em formatinho e com o texto editado para caber nos balões, não vimos problema em republicá-la. Muitos novos leitores não a conheciam".
Mas, apesar dessa republicação, Lopes deixa um aviso aos leitores. "Isso não quer dizer que vamos republicar histórias com freqüência, mas não vejo motivo para não fazê-lo quando tivermos uma oportunidade", afirmou.
O editor se defendeu analisando os pedidos que vêm recebendo de fãs. "Aliás, convém mencionar que recebemos várias cartas de leitores que pararam de comprar quadrinhos e voltaram agora, com a entrada da Panini no mercado, pedindo-nos que republicássemos histórias, inclusive recentes", disse. "Como muitos deixaram de comprar na época das Premium, alguns nos pedem que lancemos todas as histórias dessa fase novamente. É claro que não dá para fazer isso, pois acabaríamos prejudicando quem vinha comprando com regularidade, mas ilustra o quão normal isso pode ser para o leitor médio".
Outra história seria republicada em X-Men Extra #3, conforme foi anunciada na seção de cartas de X-Men #2. Trata-se da história Dias de um Futuro Passado, uma minissérie americana chamada Wolverine: Days of Future Past, que já foi lançada pela Editora Abril em Wolverine #93 (formatinho, novembro de 1999).
Entretanto, a Panini reformulou sua programação, e a história foi substituída pela saga Segurança Máxima, que será apresentada em X-Men Extra #3 e #4.