Confins do Universo 212 - Eternauta, um quadrinho para a eternidade
OUÇA
[adrotate group="9"]
Matérias

Panini explica republicação de história do Homem-Aranha

25 janeiro 2002

Por Samir Naliato e Sidney Gusman

Homem-Aranha #2Os fãs da Marvel que compraram a revista Homem-Aranha # 2, lançada este mês pela Panini Comics, tiveram uma surpresa. E bem desagradável para muitos. A história intitulada O Beijo - escrita por J.M. DeMatteis e com desenhos de John Romita Sr. (que desenhou o personagem entre as décadas de 1960 e 70) - já havia sido publicada pela Editora Abril, em Homem-Aranha #201 (formatinho, março de 2000).

Na trama, Peter Parker vê fotos de Gwen Stacy em um álbum de fotografias e relembra da última noite que ele e sua ex-namorada passaram juntos, antes de ela ser assassinada pelo Duende Verde. Foi publicada originalmente no título Webspinners #1, em 1999.

O BeijoPara quem não teve a chance de ler a aventura, essa é uma boa oportunidade. Entretanto, muitos leitores reclamaram de comprar a revista com uma história repetida, ainda mais com tanto material inédito nas mãos da Panini.

Além disso, como a editora tem buscado estabelecer uma comunicação mais efetiva com os leitores, procurando mantê-los sempre bem informados, é no mínimo estranho não haver sequer um aviso sobre a republicação no interior da edição. Isso soou como um erro de programação.

Fernando Lopes, editor das revistas da Marvel no Brasil, falou com o Universo HQ para esclarecer os motivos da republicação. "Precisávamos de uma boa história para fechar a edição. Tínhamos algumas opções, que não nos agradavam. Aquele é um belo conto sobre o Aranha e uma fase importante de sua vida, que combinava perfeitamente com a saga anterior da edição", explicou. "Como já tinha sido lançado há cerca de dois anos, em formatinho e com o texto editado para caber nos balões, não vimos problema em republicá-la. Muitos novos leitores não a conheciam".

Mas, apesar dessa republicação, Lopes deixa um aviso aos leitores. "Isso não quer dizer que vamos republicar histórias com freqüência, mas não vejo motivo para não fazê-lo quando tivermos uma oportunidade", afirmou.

Maximum SecurityO editor se defendeu analisando os pedidos que vêm recebendo de fãs. "Aliás, convém mencionar que recebemos várias cartas de leitores que pararam de comprar quadrinhos e voltaram agora, com a entrada da Panini no mercado, pedindo-nos que republicássemos histórias, inclusive recentes", disse. "Como muitos deixaram de comprar na época das Premium, alguns nos pedem que lancemos todas as histórias dessa fase novamente. É claro que não dá para fazer isso, pois acabaríamos prejudicando quem vinha comprando com regularidade, mas ilustra o quão normal isso pode ser para o leitor médio".

Outra história seria republicada em X-Men Extra #3, conforme foi anunciada na seção de cartas de X-Men #2. Trata-se da história Dias de um Futuro Passado, uma minissérie americana chamada Wolverine: Days of Future Past, que já foi lançada pela Editora Abril em Wolverine #93 (formatinho, novembro de 1999).

Entretanto, a Panini reformulou sua programação, e a história foi substituída pela saga Segurança Máxima, que será apresentada em X-Men Extra #3 e #4.

[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA