Confins do Universo 218 - O infernal Hellboy
OUÇA
[adrotate group="9"]
Matérias

Prêmio Quevedos, de Alcala, na Espanha, recebe inscrições até 15 de outubro

9 outubro 2002

Por Sidney Gusman

QuevedosO Prêmio Iberoamericano de Humor Gráfico Quevedos, promovido pela Fundación General de la Universidad de Alcalá, está com inscrições abertas para sua terceira edição.

Diferente dos salões que se espalham pelo mundo, Quevedos não é um concurso de trabalhos. Seu objetivo é distinguir a trajetória profissional dos humoristas ibero-americanos, cuja obra tenha um significado especial social e artístico, contribuindo para a difusão e o reconhecimento desse setor da cultura.

Por isso, os candidatos ao prêmio de 30.000 € (aproximadamente R$ 107.800,00 - você não leu errado!) concorrem após serem indicados. A única condição é que o humorista gráfico tenha nacionalidade espanhola ou dos países ibero-americanos.

Só podem apresentar candidatos às embaixadas dos países ibero-americanos na Espanha, associações e instituições relacionadas com o mundo do Humor Gráfico, órgãos de imprensa e membros do júri. As inscrições vão somente até o dia 15 de outubro.

As inscrições devem ser feitas por escrito, dirigidas à Secretaria do Júri, pelas pessoas ou entidades proponentes; e devem conter os méritos dos autores propostos.

As candidaturas podem ser apresentadas nos seguinte locais:

  • Secretaria do Prêmio - Fundación General de la Universidad de Alcalá (C/ Imagen, 1-3 - 28801 Alcalá de Henares - Madri - Espanha).


  • Nos Ministérios de Assuntos Exteriores e de Educação, Cultura e Desporte, sitos à Av. de los Reyes Católicos, 4.28071 - Madri - Espanha; e Plaza del Rey, 1.28071 - Madri - Espanha.


  • Nas embaixadas ou consulados espanhóis.


Esta é a terceira edição do Prêmio Iberoamericano de Humor Gráfico Quevedos. Na primeira, em 1998, o vencedor foi o espanhol Antonio Mingote. Na segunda, o homenageado foi o argentino Joaquín Salvador Lavado, mais conhecido como Quino, o "pai" da irrequieta Mafalda.

Para se ter uma idéia da importância de Quevedos, na sua primeira edição, o Rei Juan Carlos da Espanha esteve presente. Este ano, um brasileiro tem boas chances: o bom e velho Ziraldo, que leva a torcida de toda a equipe do Universo HQ.

[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA