Preview exclusivo dos novos lançamentos da Conrad: Gen Pés Descalços: O Recomeço e Preto e Branco
A Conrad Editora está lançando mais dois livros de quadrinhos japoneses: a conclusão de Gen Pés Descalços, de Keiji Nakazawa, com o quarto e derradeiro capítulo, chamado O Recomeço; e Preto e Branco, de Taiyo Matsumoto. E o Universo HQ traz, COM EXCLUSIVIDADE, um preview das duas obras.
Gen Pés Descalços é um registro autobiográfico de Keiji Nakazawa, que retratou nos quadrinhos a sua vivência como sobrevivente da tragédia de Hiroshima. O autor era um garoto de sete anos quando, em 6 de agosto de 1945, sua cidade foi atingida pela bomba atômica, matando seu pai e seus irmãos. Além disso, ele também ajudou sua mãe no parto, no trágico dia. Ela estava grávida de nove meses.
Nesse quarto volume, o Japão rende-se aos aliados, chocando o povo japonês, que acreditava na divindade do imperador. Pacifista, a mãe de Gen revolta-se com o quadro caótico do país, onde as pessoas perambulam como mendigos e os órfãos vagam pelas ruas a procura de alimentos, chegando até a roubar para matar a fome. Enfim, Hiroshima vive a lei da selva, onde se sobressai o mais forte.
Com o fim da guerra, os irmãos de Gen retornam. Akira, que estava numa área rural, e Koji, o mais velho que serviu a Marinha Imperial, juntam-se à família. O último volume enfatiza as seqüelas psicológicas vividas pelo povo japonês. O início do mercado negro de alimentos e um crescimento assustador no índice de mortalidade são transmitidos nos quadrinhos, pela ótica do então garoto.
Para Nakazawa, a bomba atômica não deveria entrar no mundo do mangá (quadrinhos em japonês), mas mudou de idéia quando sua mãe morreu e seus ossos não resistiram à cremação. "Sentia como se minha mãe estivesse me dizendo para revelar a verdade sobre a bomba aos povos do mundo", destaca o autor na introdução do quarto volume.
Gen Pés Descalços: O Recomeço chega às livrarias na última semana de abril. Essa edição encerra a série iniciada em 1999 pela Conrad com a publicação de Uma história de Hiroshima (vol. 1), O dia seguinte (vol. 2) e A vida após a bomba (vol. 3). A saga é um dos maiores clássicos dos quadrinhos, com mais de cinco milhões de exemplares vendidos no mundo e lançamento em mais de dez países.
Já Preto e Branco apresenta aos leitores brasileiros o autor Taiyo Matsumoto, um representante da nova geração do mangá. O livro conta a história de dois garotos - Preto e Branco. Órfãos, eles vivem nas ruas de Treasure Town e podem voar, além de possuírem força incomum. São os "donos da cidade". Todos os temem e querem seu lugar: Yakuza (a máfia japonesa), grupos rivais e até cultos religiosos.
O traço de Taiyo Matsumoto é completamente diferente dos mangás tradicionais. Pra começar, todos os seus personagens (japoneses, claro) apresentam olhos puxados. Seu estilo mescla influências dos quadrinhos americanos e europeus, gerando um resultado muito interessante, principalmente em termos de visual.
Fique agora com algumas páginas de Preto e Branco.