Quadrinhos em prol do meio ambiente
Fonte: Press Release
Todos sabem das dificuldades que Cubatão enfrentou com a poluição, nos idos dos anos 70 e 80 (época em que a cidade era nacionalmente conhecida como o "Vale da Morte"). Nesse período nefasto, entre os vários problemas surgidos, houve o desaparecimento de diversas espécies da fauna local, principalmente do manguezal que é característico na Baixada Santista.
Na década de 1990 a situação ambiental se reverteu, e Cubatão passou a ser considerada pela ONU a cidade "símbolo da ecologia" e exemplo de recuperação ambiental.
Dentre os animais que voltaram à área está o Guará Vermelho, uma ave de plumagem vermelha em extinção, que só era encontrada em Marajó e algumas áreas do Maranhão. Depois disso, ele passou a ser o símbolo da cidade.
Um convênio entre a Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo e Cubatão permitiu que houvesse a instalação na cidade de um Centro de Estudos do Guará Vermelho, para estudar essa ave e os outros animais do mangue.
Para divulgar esse Centro e criar uma consciência ecológica entre os moradores e estudantes da cidade, foram elaboradas pela Quadrinhos Institucionais, duas revistas em quadrinhos retratando o manguezal, o sumiço dos animais por causa da poluição e o retorno do Guará Vermelho.
Uma das publicações é voltada para o público mais jovem (de escolas maternais) e tem atividades lúdicas e mensagens de preservação ambiental.
A intenção é distribuir esse material durante os festejos de aniversário da cidade, em 9 de abril.
Retorno à Vida (16 páginas em papel couché, colorida) é uma HQ sobre o mangue e o retorno do Guará Vermelho ao local, além de um guia dos animais mais importantes do local. Já a Brincando com o Guará (12 páginas, em papel couché, colorida) é voltada para a faixa etária de 5 a 10 anos, com atividades educativas e mensagens preservacionistas.