Quesada, Jemas e David: continua a confusão sobre Captain Marvel
O aumento de preço do título Captain Marvel causou uma grande confusão entre o escritor Peter David e o editor-chefe da Marvel, Joe Quesada. Após uma discussão pela internet, os dois resolveram conversar em particular.
E o resultado foi bom. A editora desistiu de aumentar o preço não só da revista do Capitão Marvel, mas também de Black Panther e Spider-Girl. Aliás, Spider-Girl terá até uma redução de preço, passando a custar U$ 2,25, o mesmo valor de quando foi lançada.
Esses preços estão garantidos por seis meses, para avaliar o desempenho dos títulos. Além disso, Peter David não terá uma redução de salário, como o próprio autor havia sugerido.
A aposta é que as vendas aumentem nos próximos números, e que tudo isso tenha chamado a atenção dos fãs. Para isso, a editora se comprometeu a aumentar a propaganda em torno de Captain Marvel, e David produzirá histórias que chamem mais a atenção dos leitores, explorando bastante o personagem.
Durante o anúncio dessas novidades, Quesada especulou como seria a reação de Bill Jemas, o presidente da Marvel. "Ele ficará incrivelmente bravo comigo, porque resolvi isso alheio a ele e ao pessoal da área financeira. Na verdade, Bill queria que todos esses títulos fossem cancelados, e eu dei um jeito para que continuassem com um aumento nos preços. Abaixar novamente sem consultá-lo vai jogar seu lendário temperamento para as nuvens. Essa é uma das razões para eu colocar isso em público primeiro, pois fará com que rejeite a decisão. Foi a única maneira que encontrei de fazer isso acontecer. Por sorte ele está tirando umas férias esses dias. Bill, se você ler isso, eu sei o que estou fazendo", disse.
Com isso, a paz parecia estar selada, e todos saíram felizes. Mas Bill Jemas não quis assim. Assim que voltou de suas breves férias, ele divulgou uma nota recriando toda a confusão em torno do assunto.
Ele lançou um desafio a Peter David e Joe Quesada. Em setembro, lançará uma revista chamada The Marvel, escrita por ele mesmo. Por seis meses, David e Quesada tentarão fazer o melhor possível com Captain Marvel, e, ao fim desse período, a série que estiver vendendo menos será cancelada, enquanto a outra continuará. "Os leitores decidirão. Vamos ver quem ganha", disse.
O presidente da Marvel tem algumas idéias de como fazer uma revista ser um sucesso, e parece que Peter David não está seguindo essas sugestões. "Eu já ajudei algumas séries em seu começo, como Ultimate Spider-Man e X-Force, mas outra pessoa fazia o argumento. Essa será a primeira vez que vou conceber um título e escrevê-lo sozinho", alertou.
"Todos estão perdendo o objetivo aqui", continuou. "Peter é um escritor talentoso em talvez dois ou três números por ano, mas no resto são apenas brincadeiras para leitores que o acompanham há 20 anos. Fica apenas alimentando seus antigos trabalhos. Acho que ele precisa fazer suas histórias acessíveis para novos fãs, ou estará condenado".
Ele não quis dar nenhum detalhe sobre The Marvel, o novo herói que criará. Disse apenas que as histórias se passarão nos dias de hoje, em Manhattan. Pelo que Jemas vem fazendo nos últimos meses, isso pode significar que ele continuará usando os atentados terroristas de 11 setembro. O nome do desenhista também não foi confirmado.