Sergio Aragonés - PLOP!, pela Opera Graphica
Fonte: Press Release
Sergio Aragonés é, sem dúvida, um dos mais engraçados quadrinhistas em atividade nos Estados Unidos. De nacionalidade espanhola, mas criado no México, vem divertindo gerações de leitores da revista MAD há quatro décadas, além de ter produzido obras autorais que lhe deram ainda mais prestígio, inclusive no Brasil, como Groo (uma paródia a Conan, o Bárbaro), Sergio Aragonés Massacra Marvel e Sergio Aragonés Destrói a DC.
Após uma viagem à Europa, feita na primeira metade da década de 1970, ele voltou para os EUA cheio de idéias e com a concepção da revista PLOP, para a DC Comics.
À primeira vista, PLOP poderia ser tachada de mais uma imitação da Mad, mas num simples passar das páginas, nota-se sua identidade própria, livre de seções e fórmulas pré-estabelecidas.
A publicação contou com vários autores, mas, obviamente, o talento de Aragonés foi o destaque, com seu humor cativante e otimista, sem se importar se, às vezes, fossem outros a redigir os textos. A sua arte sempre acaba "dominando" a cena, e garantindo as gargalhadas.
Atualmente, a revista PLOP é considerada um material cult pelos colecionadores americanos. O mesmo acontece no Brasil, pois as edições lançadas pela Editora Ebal, em meados dos anos 70, são praticamente impossíveis de serem encontradas.
Por isso, essa compilação desse material raro (em forma de livro), lançada pela Opera Graphica, em Sergio Aragonés - PLOP! (formato 16 x 23 cm, 100 páginas, preto e branco, R$ 9,90), é muito oportuna e obrigatória para admiradores dos quadrinhos, além de ser, também, pura diversão.
O álbum pode ser encontrado pode ser encontrado nas livrarias e pontos de venda do HQ Club.
LI